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sexta, 23 de junho de 2017 - 15:25h
Reforma do ensino médio é discutida com a sociedade
Encontro propõe debater e esclarecer as políticas educacionais no Amapá, a partir da reforma
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Foto: Foto: Arquivo Secom
A Seed realiza o seminário garantindo que as mudanças no ensino médio sejam discutidas com a sociedade

Com o objetivo de compartilhar informações com a sociedade sobre as mudanças ocasionadas pela reforma do ensino médio, o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), realizará um seminário com o tema: “Ensino médio: os desafios da flexibilização curricular a partir da Lei 13.415/2017”. O encontro acontecerá no dia 28 de junho, de 8h às 12h, no auditório do Centro de Convenções Azevedo Picanço.

Na oportunidade a equipe técnica da Seed e o coordenador geral do ensino médio do Ministério da Educação (MEC), Wisley João Pereira, abrirão um diálogo com os participantes, apontando as principais mudanças que influenciam direta e indiretamente na vida de cada cidadão com a reforma.

É esperado um público de 200 pessoas para o seminário, entre estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores. Foram convidados para participar do debate, representantes de instituições de ensino superior, escolas particulares, União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa), Conselho de Educação do Estado (CEE), Promotoria de Educação e o Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá (Sinsepeap).

As mudanças

Com a nova estrutura, a carga horária mínima anual do ensino médio amplia, progressivamente, para 1.400 horas. Determina, ainda, que o ensino de língua portuguesa e matemática seja obrigatório nos três anos do ensino médio. Também torna obrigatório o ensino da língua inglesa a partir do 6º ano do ensino fundamental e nos currículos do ensino médio, facultando neste, o oferecimento de outros idiomas, preferencialmente o espanhol.

O currículo do ensino médio é composto agora pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e por itinerários formativos específicos definidos em cada sistema de ensino e com ênfase nas áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.

E, por fim, a reforma do ensino médio dá autonomia aos sistemas de ensino para definir a organização das áreas de conhecimento, as competências, habilidades e expectativas de aprendizagem definidas na BNCC.

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