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terça, 24 de janeiro de 2017 - 16:24h
Convênio agiliza abertura de empresas no Amapá
A partir de agora, Corpo de Bombeiros passa a integrar a base de dados da Junta Digital
Por:
Foto: Ruan Alves
Parceria diminuiu tempo e deu mais agilidade na abertura de empresas no Estado

Agora está mais fácil e rápido abrir uma empresa no Amapá. Isto porque um dos principais entes públicos responsável por emitir licenças de funcionamento foi integrado à plataforma digital da Junta Comercial do Amapá (Jucap). A partir de agora, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) passa a integrar a base de dados da chamada Junta Digital, sistema eletrônico da Jucap.

A nova parceria foi firmada por meio de um convênio entre as duas instituições assinado nesta terça-feira, 24. Na ocasião, a Jucap doou ao CBM materiais e informática e autorizou a instalação de um link de internet para o centro de atividades técnicas dos militares – como parte da cooperação prevista no acordo.

Segundo o presidente da Jucap, Gilberto Laurindo, virtualmente, quando a Junta autenticar algum documento, esta informação estará disponível no sistema dos bombeiros, que é alimentado igualmente em tempo real. Na prática, de acordo com Laurindo, isso significa que o empreendedor não precisará transitar com pilhas de papeis, já que agora o processo passar ser integralmente eletrônico.

Laurindo evidenciou que o objetivo é oferecer um serviço mais rápido e moderno aos empreendedores amapaenses nas fases de abertura e alteração das empresas. “Isso deve reduzir de semanas e até meses, para dias, ou quem sabe, em horas, a abertura de um novo negócio no Amapá. A função dessa parceria é melhorar o ambiente de negócios. Estamos simplificando”, avaliou o presidente da Jucap.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Wagner Coelho Pereira, lembrou que as fiscalizações e vistorias do CBM são obrigatórias para a abertura de uma empresa, principalmente em atividades econômicas de grande risco de incêndio e outros sinistros. Somente com a autorização técnica da corporação será possível dar prosseguimento no processo de abertura.

“No ambiente virtual, dependendo da atividade fim, o empresário consegue expedir online licenças e alvarás de funcionamento, isto na abertura de um negócio. Já no processo de mudança das características da empresa, serão necessárias análises mais detalhadas dos projetos contra incêndio e pânico, mas este procedimento também será mais facilitado em função do ambiente virtual que agora será integrado pelos bombeiros”, explicou o comandante.

Junta Digital
Implantado em março do ano passado, a Junta Digital iniciou nos municípios de Santana e Serra do Navio, mas foi estendida a quase todos os municípios do Estado. Atualmente, o sistema possui no cadastro aproximadamente 73 mil empresas.

“Tá muito mais fácil e rápido abrir uma empresa no Amapá. Hoje não precisa mais um empreendedor vir de Oiapoque ou de Laranjal do Jari até a capital para ter contato com a Jucap. Ele pode fazer isso de casa, basta ter internet. Nós analisamos os processos e damos a resposta eletronicamente”, destacou Laurindo.

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