Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 24 de janeiro de 2017 - 14:15h
Hospitais disponibilizam medicamento para doenças pulmonares
Vacina que combate o vírus causador de infecções respiratórias em bebês prematuros
Por:
Foto: Márcio Pinheiro
Em 2016, foram administradas 34 doses para pacientes dos grupos de risco

Anualmente, entre os meses de janeiro a maio, os Hospitais da Mulher Mãe Luzia (HMML) e da Criança e do Adolescente (HCA), reforçam a aplicação da vacina que combate o vírus causador de infecções respiratórias em bebês prematuros. O medicamento pode ser aplicado em até doze doses para crianças que tenham indicação médica e que façam parte dos grupos definidos no protocolo nacional.

A vacina, palivizumabe, é indicada para aumentar a proteção de bebês prematuros contra a infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VRS). O protocolo do Ministério da Saúde (MS) só indica o medicamento para bebês prematuros de três grupos: crianças menores de um ano de idade que nasceram prematuras, com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas; crianças menores de dois anos com doença pulmonar crônica da prematuridade; crianças menores de 2 anos com doença cardíaca congênita com repercussão hemodinâmica demonstrada.

Para o diretor do HMML, Ivo Melo, com o medicamento é possível reduzir internações graves. "Ano passado, 11 crianças da unidade neonatal receberam o medicamento. Elas terão mais qualidade de vida e menos chances de ter infecções respiratórias no período chuvoso. Com isso, reduzimos morbidades e até mortalidade infantil em nosso estado", comentou.

Em 2016, foram administradas 34 doses do medicamento para pacientes que se encaixavam nos grupos de risco e que atenderam as indicações exigidas pelos Ministério da Saúde.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá