Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 24 de março de 2017 - 12:39h
Amapá é o primeiro estado a aderir ao Programa Identidade Jovem
ID Jovem deve atender 81 mil amapaenses, que terão na palma da mão o direito da meia entrada em todos os programas artísticos, culturais e esportivos.
Por:
Foto: Marcelo Loureiro
Governador do Amapá, Waldez Góes, destacou que a luta dos jovens amapaenses é bandeira do governo

O mês da Juventude é marcado por mais um ato de valorização, investimento e dedicação do Governo do Amapá por meio da adesão ao Programa Identidade Jovem (ID Jovem), que ocorreu na manhã desta sexta-feira, 24, no Palácio do Setentrião. A solenidade contou com a presença do secretário nacional da Juventude, Assis Filho, além de representantes de entidades como a União Estadual Estudantil (UEE), União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa), quilombolas, indígenas e acadêmicos de diversas instituições de ensino.

O Amapá é o primeiro estado que adere ao programa. Uma demonstração de respeito pelos jovens, como a representante das comunidades quilombolas Marieli Silva; e a indígena Merlane Mikuri, que já sentiram na pele as dificuldades de acesso à educação, e hoje, poderão usufruir de um benefício que agirá como ferramenta de inclusão.

“Quando me convidaram pra este evento, fiquei extremamente nervosa, aliás, ainda estou com as mãos trêmulas. Mas, minha professora disse: ‘Vai lá que você é capaz’. Eu estou aqui. Vim porque acredito que sou capaz, vim na busca de um futuro melhor e também vim comemorar junto com todos esses jovens mais um direito conquistado”, falou, de forma emocionada, a estudante quilombola, Marieli Silva, deixando o público presente reflexivo.

Na palma da mão, o ID Jovem deve atender 81 mil jovens no Amapá. O programa foi lançado pelo governo federal em dezembro de 2016 e visa assegurar o direito à cultura e à mobilidade para jovens de idade entre 15 a 29 anos, de baixa renda. O jovem terá direito a usufruir da meia entrada no teatro, cinema, shows, museus, jogos de futebol e todos os outros programas artísticos, culturais e esportivos. Além disso, poderá reservar duas vagas gratuitamente e duas com desconto de 50% em passagens de ônibus interestaduais ou em embarcações e trens.

De acordo com o secretário nacional da Juventude, Assis Filho, o benefício é disponibilizado aos jovens que integram famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnicio). A emissão da Identidade Jovem é gratuita.

“É um ato de respeito e valorização com a juventude. O governo deve beneficiar pelo menos 15,8 milhões de brasileiros. Afinal, todos têm direito à cultura e diversão, isso é fundamental na formação do ser humano”, enfatizou Filho.

A secretária Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, Fátima Pelaes, enfatizou que a esperança tem sido a ponte de realização de muitos sonhos da juventude. “Nossos jovens são entusiastas e não perdem a esperança. E nós, que fazemos políticas públicas, não podemos, jamais, frustrar a esperança da nossa juventude”, disse Fátima Pelaes.

O governador do Amapá, Waldez Góes, destacou que a luta dos jovens amapaenses é bandeira do governo. O ID Jovem é apenas uma das iniciativas voltadas à valorização da juventude. O governo tem investido para a retomada do Amapá Jovem, que será reativado em agosto, além de inúmeras parcerias firmadas por meio da educação, cultura e lazer.

“A juventude não é apenas o futuro, e sim, o presente do nosso estado e do nosso país. Por isso, temos que fazer as políticas públicas acontecerem, em respeito ao nosso povo. Nosso objetivo é concreto, e este programa, assim como os demais, irão funcionar de forma efetiva”, disse Waldez Góes.

Como fazer a Identidade?

A emissão do documento de identidade do jovem de baixa renda se dará de forma virtual, através de um aplicativo para smartphones com sistema Android, IOs e Windows Phone, desenvolvido pela Caixa Econômica Federal. Para emitir a identidade será utilizado o Número de Identificação Social (NIS) do cidadão.

O aplicativo irá gerar um documento de identidade virtual com validação de segurança através de QR CODE, que poderá ser utilizado para entradas nos eventos e atividades informados acima e que estão de acordo com as regras do programa. Através do site da Caixa também será possível emitir o documento do jovem. Mas também poderá ser emitido através de imagem, de forma a auxiliar àqueles que não possuem celulares com função de instalação de aplicativos.

Credenciamento da ID Jovem

Será a Caixa Econômica Federal a responsável em fiscalizar todo o sistema de credenciamento e cadastro do Projeto Identidade Jovem. Através do aplicativo para smartphones, a empresa poderá controlar o acesso aos jovens que têm direito ao benefício e também aos estabelecimentos comerciais que darão acesso à meia entrada.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá