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quarta, 24 de maio de 2017 - 14:37h
Núcleo completa 11 anos no atendimento aos alunos com altas habilidades no Amapá
A programação comemorativa iniciou nesta quarta-feira, 24 e segue na quinta-feira com palestra
Por:
Foto: Erich Macias
A programação que segue na quinta-feira, 25, conta com palestra ministrada pela professora doutora Soraia Napoleão de Freitas, titular do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria.

Em comemoração aos seus 11 anos de atuação, o Núcleo de Atendimento de Altas Habilidades ou Superdotação (NAAH/S) realizou uma programação com ênfase no debate sobre o atendimento dos alunos prodígio na rede estadual de ensino. Profissionais da educação e alunos estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 24, no auditório do Sebrae, para a solenidade de início da programação.

A identificação de um estudante com superdotação intelectual é baseada principalmente no desenvolvimento de habilidades muito superiores a da média das pessoas na mesma idade ou período escolar em alguma das áreas do conhecimento, entre elas acadêmicas, criativas, de liderança, artísticas, psicomotoras ou de motivação. A função da NAAH/S é orientar e dar apoio ao sistema de ensino quanto a educação especial direcionada para esses alunos e, ao identifica-los, direcionar e incluir os estudantes.

“São cerca de 20 profissionais que atuam de forma multidisciplinar em oficinas nas escolas buscando reconhecer as habilidades dos alunos e assim buscar direcioná-los a desenvolver seus talentos”, explica a gerente do Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação (Nees/Seed), Rubenita Teles.

O atendimento das crianças e adolescentes da rede pública com altas habilidades é direcionado ao Centro de Atividades de Altas Habilidades e Superdotaão (CAAHS). “Lá os estudantes podem ser acolhidos pelos nossos profissionais, que realizam um trabalho especializado de testes e orientações, afim de reconhecer os talentos desses jovens. Depois desse processo eles começam a desenvolver um projeto cientifico na área onde têm mais aptidão”, ressaltou o diretor do CAAHS, Hérico Moisés da Silva.

O jovem aluno Mutasalém Castelo, de 15 anos, estudante da Escola Estadual Professor Antônio Ferreira Lima Neto, entrou recentemente no CAAHS, mas desde os 12 anos já tinha interesse pela área da robótica. “Eu gostava de desmontar os carrinhos de controle remoto para montar de novo, e tenho certeza que agora no centro vou poder aprender muito mais coisas que ainda não sabia”.

A programação que segue na quinta-feira, 25, conta com palestra ministrada pela professora doutora Soraia Napoleão de Freitas, titular do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria.

Segundo Soraia, os alunos com altas habilidades e superdotação tendem a ser excluídos nas escola e levantar esse debate sobre a inclusão é de fundamental importância. “Todos os educadores estarão aptos a perceber que um aluno tem uma habilidade especial que precisa ser trabalhada”, conclui.

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