Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 25 de abril de 2017 - 15:48h
Caesa distribui kits para tratamento de água em comunidade ribeirinha
Entrega foi realizada na Ilha da Croa, no distrito de Carapanatuba. Localidade ainda não possui sistema de tratamento.
Por:
Técnicos da Caesa fizeram uma palestra para orientar as famílias quanto ao uso adequado e conservação do kit

Oferecer meios para o tratamento de água em regiões isoladas, onde não chega o sistema de abastecimento, é a proposta de um projeto social realizado pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) em comunidades ribeirinhas. A ação consiste na entrega de kits domiciliares em que os próprios moradores poderão produzir água potável.

Recentemente, a equipe técnica da Caesa entregou 22 kits na Ilha da Croa da Pedreira, no Distrito de Carapanatuba, em Macapá. O acesso à localidade é através de barco e a viagem dura cerca de 6 horas. A comunidade é formada por 22 famílias, que ainda não são contempladas por um sistema de abastecimento.

O kit domiciliar é o mecanismo que faz o tratamento da água, vinda de rios ou poços, e a transforma em potável. Esse processo se dá através do uso de sulfato de alumínio, hipoclorito de sódio e cal hidratada. Além desses produtos químicos, o kit é composto por um balde de 50 litros, uma colher de pau e uma colher dosadora.

Os técnicos da Caesa fizeram uma palestra para orientar as famílias beneficiadas quanto ao uso adequado e conservação do kit e, também, como evitar o desperdício de água. “Nós ensinamos sobre a quantidade de cada componente químico que deve ser usado no processo e sobre o tempo que leva para a água ficar limpa. Quando esses produtos acabarem, eles poderão solicitar mais, junto à Caesa”, informou a coordenadora do trabalho técnico social da companhia, Keuren Nascimento.

A coordenadora explicou que, para a água chegar ao estado potável, o uso dos ingredientes é essencial. O sulfato de alumínio clareia a água, o hipoclorito de sódio desinfeta e a cal hidratada e corrige a acidez.

A dona de casa Marilda Moés, de 63 anos, mora na comunidade há mais de duas décadas e aprovou a iniciativa. Considera importante o trabalho desenvolvido pela companhia no local. “A gente passou anos fazendo as coisas em casa, apenas usando a água do rio. Agora, vamos ter uma água melhor para cozinhar e dar para as crianças”, declarou.

A representante da comunidade, Ana Cláudia Dias, disse que a ação ajudará muito a comunidade. Ela atua como pedagoga na escola da localidade e na sua residência funciona um pequeno posto de saúde. Ambos os empreendimentos receberam o kit.

“Os moradores da Ilha da Croa da Pedreira agradecem à Caesa pela iniciativa. Com certeza, a comunidade vai aproveitar e usar da melhor maneira esses kits que recebemos”, disse.

A ação

O projeto kit domiciliar de tratamento de água foi desenvolvido em 2004 pela companhia, mas desde 2007 não era realizado. O diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, informou que outras comunidades deverão ser beneficiadas com a iniciativa.

“Estamos atuando no planejamento e na escolha das localidades que serão contempladas. Outras ações como essa serão realizadas ao longo do ano”, informou o gestor.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá