Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 25 de abril de 2017 - 14:33h
Governo abre espaço para desenvolver o mercado de audiovisual no Amapá
Secretaria de Estado da Cultura incentiva o segmento reunindo acadêmicos e profissionais da área em seminário que aborda a cadeia produtiva de audiovisual.
Por:
Foto: Maksuel Martins
Segundo Seminário Amapaense de Audiovisual – Mercado e Políticas Públicas encerra sexta-feira, 28

Grupos de trabalho, oficinas e debates a respeito de políticas públicas e investimentos na educação profissional para aqueles que trabalham com audiovisual, marcaram a solenidade de abertura do segundo Seminário Amapaense de Audiovisual – Mercado e Políticas Públicas.  O evento é promovido pelo Governo do Amapá que incentiva o segmento por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A programação iniciou nesta terça-feira, 25, no auditório da Biblioteca Pública profª Elcy Lacerda e será estendida até sexta-feira, 28.

O objetivo é abordar as políticas públicas voltadas para o setor audiovisual e o mercado que pontua a comercialização de conteúdos nas diversas formas e janelas mercadológicas. E, também, promove a interação dos produtores audiovisuais, cooperando na capacitação e abrindo espaço para reflexão e debate.

Durante a abertura do seminário o novo secretário de Estado da Cultura, Dilson Borges, anunciou que o Governo do Estado destinará ao segmento de audiovisual um aporte de R$ 1 milhão destinados a investimentos para os profissionais. “Tivemos uma visão muito positiva junto à categoria, que já realiza um trabalho maravilhoso com suas produções independentes. Me coloquei à disposição para fomentar ainda mais a cultura de audiovisual no estado com um relacionamento estreito e organizado”, garantiu o gestor.

Na ocasião, o conselheiro Estadual de Cultura, Uliclelson Luis Pereira, ministrou a palestra “Mercado e Políticas Públicas para o Audiovisual”, na qual, apresentou o panorama da conjuntura a nível nacional, desde a sua verticalização, passando pela sua definição, até à regulamentação. “Queremos orientar o segmento em torno de toda cadeia produtiva, diante da produção, distribuição, exibição e, ainda, as leis que regulamentam a sociedade brasileira, seja no cinema ou na televisão”, pontuou o conselheiro.

Ele também destacou que, no Estado do Amapá, o audiovisual tem uma participação maciça dos profissionais da área e de acadêmicos dos cursos de Design, Jornalismo e Publicidade, uma vez que o setor, agrega disciplinas trabalhadas, especificamente, por estes alunos.

Planejamento

Será discutido, ainda, o texto que irá compor o Plano Setorial do Audiovisual (PSA). Trata-se de uma publicação da comissão setorial do audiovisual que, apresentará seu instrumento de articulação e gestão para os próximos 10 anos e faz parte do Plano Estadual de Cultura e Sistema Estadual de Cultura, sob a Lei de nº 2.137 de março de 2017.

“Temos algumas demandas específicas de formação em que iremos estabelecer metas e trabalhar um texto-base que será encaminhado às autoridades competentes, na tentativa de qualificar quem trabalha com audiovisual, por meio de cursos técnicos profissionalizantes”, adiantou o conselheiro.

Cineclube

Entre os convidados, a cineclubista Jamaile Gurjão fez uma breve exposição da experiência do Cineclube de Cinema, que é uma atividade desenvolvida pelo Festival de Imagem e Movimento (FIM), desde 2001. A palestrante explicou que o Cineclube é uma associação cultural da sociedade civil, sem fins lucrativos, que foca na distribuição e fomento do cinema independente em obras que, normalmente, não tem espaço de forma comercial.

“Nossa intenção é promover debates, troca de experiências e reflexões sobre o cinema. Por meio do seminário, conseguimos afinar diversos segmentos da sociedade voltados para o audiovisual, alinhando as ideias e conhecendo o que cada um pode proporcionar para o Estado”, afirmou a cineclubista.

No período da tarde, a programação continua com a oficina de audiovisual “Cidadão Digital”, ministrada por técnicos do Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (Prodap), que irão trabalhar módulos pautados na pré-produção, produção e na pós-produção.

A programação conta com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc), Sebrae, Prodap e movimentos independentes de audiovisual. Participam do evento, universitários, gestores públicos, empresários e profissionais da área.

Programação

Dia 26/04

Manhã (8h30 às 11h30)

Palestra: Economia Criativa – Lei Geral (M.P.G Empresa); Formalização de negócios.

Palestrante: Sebrae

Palestra: Fomento ao Audiovisual

Palestrante: Denise Carvalho, departamento de cinema do Sesc/AP

Palestra: Linhas de Fomento e Financiamento para Empreendedores do Audiovisual

Palestrante: Afap

Palestra: Afap

Convidados:

FilmMaker: Jonathas Silva

YouTuber: Gabriela Boomer

 

Tarde (14h às 17h30)

Oficina de Audiovisual

Módulo 2: Cidadão Digital –Prodap

Grupo de Trabalho GT2

Curso Técnico do Audiovisual

 

Noite (19h às 21h)

Mostra

Youtuber’s

 

Dia 27/04

Manhã (8h30 às 11h30)

Palestra: Guia de elaboração de projetos audiovisuais (parte 1);

Palestra: Editais Público e Lei de Incentivo

Palestrante: Guilherme Fiuza

Convidados:

Amazônia Filmes: Toninho Duarte

Nova Comunicação Especializada: Kleber Luiz

 

Tarde (14h às 17h30)

Oficina de Audiovisual

Módulo 3: Cidadão Digital - Prodap

Grupo de Trabalho GT3

Reestruturação do MIS – Museu da Imagem e do Som – AP

 

Noite (19h às 21h)

Mostra

Cinema e Educação

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá