Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 26 de junho de 2017 - 15:13h
GEA resgata sítio arqueológico em Laranjal do Jari
Os trabalhos estão concentrados nas comunidades de Açaizal I e II onde já foram encontradas cerâmicas e urnas funerárias.
Por:
Foto: Fábio de Oliveira
Os achados são considerados inéditos e muito ricos para os arqueólogos que trabalham no local.

A serviço do Governo do Amapá, uma equipe de arqueologia começou, no início deste mês, um trabalho de resgate em um dos sítios arqueológicos encontrados nas localidade de Açaizal I e II, com cerâmicas e urnas funerárias. A duas localidades ficam próximas à sede do município de Laranjal do Jari.

O trecho, onde acontecem os resgates, é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), porém como a licença ambiental para a execução da obra foi expedida para a Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), os serviços estão sendo coordenados pela Gerência de Meio Ambiente do órgão.

De acordo com o gerente de acompanhamento arqueológico da Setrap, Márcio Moraes, os levantamentos de prospecção dos quatro sítios encontrados às margens da BR-156 foram realizados recentemente e, após esse levantamento, os relatórios dos achados foram encaminhados para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Iphan determinou que fossem realizados os resgates nos sítios Açaizal I, II e III, mas foi descartado o resgate do sítio localizado em Água Branca IV, que fica no trecho a ser pavimentado pelo governo, para não oferecer risco ao material que possa estar enterrado na área. “A melhor forma de preservar é não mexer no local”, explicou Márcio Moraes.

Ele ressalta que os achados são considerados inéditos e muito ricos para os arqueólogos que trabalham no local. Todo material deverá ser encaminhado para um laboratório, onde serão feitas as análises e pesquisas que identificarão sua origem. “Pra arqueologia, se trata de um achado importantíssimo”, destaca Márcio.

Obras na BR-156

A pavimentação da parte sul da BR-156, que liga a capital ao município de Laranjal do Jari, foi dividida em quatro trechos, sendo um -  do Km 21 da BR-210 até 2 km após a ponte do Rio Vila Nova, já na BR 156 - de responsabilidade do governo. Dos demais, dois estão sob a responsabilidade do Dnit e o outro do Exército Brasileiro.  

A previsão é que a obra no trecho quatro da BR-156 inicie ainda este ano.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá