Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 27 de abril de 2017 - 21:11h
Reivindicações expostas no II Fórum Indígena recebem encaminhamentos do governo
Energia elétrica, transporte escolar, infraestrutura entre outras demandas serão tratadas pela equipe técnica do estado.
Por:
Foto: Wenndel Paixão
Governador Waldez Góes e equipe de governo receberam lideranças indígenas para discutir as demandas das aldeias

O governador do Amapá, Waldez Góes, recebeu lideranças indígenas na noite desta quinta-feira, 27, no Palácio do Setentrião, para desdobramento, avaliação e encaminhamento das reivindicações recebidas durante o II Fórum Indígena do Amapá, que ocorreu na Aldeia do Manga, no Oiapoque, no último dia 19 de abril.

As principais dificuldades expostas pelos representantes de nove etnias são relacionadas à educação, infraestrutura de transportes e a falta de energia elétrica, devido os constantes defeitos nos grupos geradores das aldeias da região. 

Medidas imediatas serão tomadas para sanar os problemas, sendo, a primeira delas, o envio do gerador que está no Museu Kuhaí, em Oiapoque, sem utilização, para solucionar o problema de energia da aldeia Santa Isabel.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) enviará uma equipe de reparos especializados em elétrica para realizar a manutenção dos grupos geradores que abastecem as demais aldeias. A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) realizará um levantamento para inserção das aldeias no Programa Luz Para Todos.

Outra questão solucionada foi dos motoristas de dois transportes escolares. Os profissionais são indígenas e serão responsáveis pelo transporte de cerca de 100 alunos da região, a partir do dia 02 de maio. Ainda no setor da educação, a Seinf realizará um levantamento nas escolas do Flexa, Açaizal e Arirama, para realização de reformas ou construção de novas unidades.

A cacique Creuza Iaparra, da Aldeia Arrumam, agradeceu ao governo por sempre manter as portas abertas aos indígenas e afirmou que sempre estará ao lado do da gestão junto com as demais aldeias. “Em todas as gestões do Waldez, ele agiu de forma atenciosa com nossas aldeias. Nos sentimos amparados, e principalmente, inseridos nas políticas públicas, por isso, isso tem sido muito importante. Nossos irmãos indígenas irão caminhar sempre com a gestão pela forma humana que somos tratados”, afirmou a cacique.

O governador Waldez Góes afirmou que sempre primará pelo diálogo e atenção com o setor indígena e, dentro das possibilidades da gestão e amparo da lei, atenderá as reivindicações realizadas pelos indígenas.

“Nossa equipe está empenhada, trabalhando para solucionar os problemas apontados. Precisamos trabalhar junto à Procuradoria Geral do Estado e às demais secretarias, estudando todas as demandas para os encaminhamentos necessários. Aquilo que estiver ao alcance do governo, amparo legal e orçamento, iremos viabilizar”, explicou o governador.

A reunião contou com a presença dos gestores e representantes das secretarias de Estado da Infraestrutura (Seinf), da Educação (Seed), Cultura (Secult), Povos Indígenas (SEPI), Caesa, CEA e Procuradoria Geral do Estado (PGE).

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá