Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 27 de maio de 2017 - 15:24h
Governo incorpora gratificação a salários
Beneficiados são servidores da área de gestão
Por:
Foto: André Rodrigues
Servidores do grupo administrativo lotaram o auditório do Setentrião para receber a notícia

Os servidores do estado ligados ao grupo administrativo foram recebidos neste sábado, 27, no Palácio do Setentrião pelo governador Waldez Góes e membros da equipe de governo. A ocasião foi especialmente para dar resposta aos servidores sobre uma pauta levantada durante a Agenda do Servidor no último dia 24 de maio, que é a incorporação da Gratificação de Desempenho de Atividade (GDA) nos vencimentos, uma vez que esta era paga a eles de forma separada.

“Em função de todo esse debate, tomamos a decisão de mandar na próxima terça-feira, 30, o projeto de Lei para a Assembleia Legislativa do Amapá, que vai garantir a incorporação da gratificação nos vencimentos dos servidores da gestão. Com isso, estamos garantindo a similaridade deste com outros grupos de servidores”, explicou Waldez Góes, garantindo ainda que irá trabalhar junto aos deputados estaduais no sentido de dar celeridade na tramitação do projeto.

Segundo a secretária de Estado da Administração, Suelem Amoras, serão beneficiados mais de 1.300 servidores entre auxiliares e assistentes administrativos.

A gestora comentou, ainda, que esta é uma reivindicação antiga da categoria e que agora os servidores se sentirão seguros e estimulados. “Muitos servidores sentiam-se inseguros em aderir à transposição, visto que passando para o quadro federal eles não mais receberiam a gratificação, por não estar inclusa nos vencimentos”, pontuou. É que dentre os beneficiados pelo projeto estão 312 que ingressaram no quadro do Estado até 1993, e que, portanto, estão aptos a transpor para a União.

Mauro Oliveira, presidente do Sindicato dos Servidores do Grupo Administrativo (Sinsgaap), reforçou a fala da secretária, comentando que essa resposta do governo é um ato de justiça em benefício da classe, que corria risco de perder aproximadamente 50% da sua remuneração atual, pois a GDA não seria reconhecida pelo governo federal sem estar nos vencimentos.

“Agora eles poderão ir para o quadro da união sem perder este direito. Isso tem um reflexo também para os servidores que irão se aposentar. Agora ninguém mais pode lhes tirar a gratificação”, comemorou o representante da classe.

Ainda estiveram presentes no encontro o presidente da Associação dos Servidores de Nível Superior do Grupo Gestão (Supergest), Paulo Matos; o secretário de Estado da Fazenda Josenildo Abrantes e o procurador-geral do Estado, Narson Galeno.
Prosseguimento dos diálogos

No último dia 24, o governador recebeu além do representante da Sinsgaap, mais três categorias das trinta que compõem o quadro de servidores do estado, em reunião da Agenda do Servidor. Os encontros prosseguem na segunda, 29, e terça-feira, 30, com demais classes.

“Tenho procurado ouvir, conversar, dialogar, reunir com os técnicos e tomar decisões, respeitando toda a situação de crise que vivemos hoje. Analisamos caso a caso e quando é possível, dentro das nossas condições, tiramos encaminhamentos como este em benefício do funcionalismo”, enfatizou Góes.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá