Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 30 de janeiro de 2017 - 18:40h
Servidores que não cumprirem atualização cadastral podem ter salários bloqueados
Procedimento tem garantido maior transparência dentro da gestão e casos de inconsistência nos dados já foram identificados
Por:
Foto: Secom Arquivo
Governo reforça a importância do cumprimento do cronograma de atualização cadastral dos servidores

Informações inconsistentes e o não cumprimento do prazo do Programa de Atualização Cadastral acarretaram no bloqueio do pagamento da primeira parcela dos proventos de alguns profissionais da Educação, nesta segunda-feira, 30.

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) trabalha na finalização do processo de atualização cadastral dos formulários no sistema SIGRH, e ainda não pode confirmar o percentual total de pessoas que tiveram ou que ainda terão os benefícios bloqueados até o pagamento da segunda parcela, que será realizada no dia 10 de fevereiro. A expectativa é que o relatório final esteja pronto nos próximos dias.

“A educação representa o maior número de servidores do governo. Primamos pela cautela e dedicação exclusiva no setor. O fato é que no cruzamento dos dados de lotação, origem, função e demais informações do processo, muitas inconsistências foram encontradas. Por isso, é importante que os servidores que tenham pendências ou deixaram de fazer o recadastramento procurem a Sead o quanto antes”, relatou a secretária de Estado da Administração, Suelem Amoras.

O Governo do Amapá anunciou exaustivamente nas escolas, municípios e localidades mais distantes sobre a importância do procedimento, por meio de campanhas na mídia local e no site oficial. Foi estabelecido o prazo de 28 de novembro a 9 de dezembro para que os servidores pudessem realizar a atualização cadastral. No total, são 16 mil servidores na educação e calcula-se que pelo menos 95% atendeu ao chamado do Programa.

O procedimento vai permitir ampliar a capacidade de planejamento da gestão de pessoas no governo, promovendo transparência, consistência de dados e efetividade na aplicação de recursos. A atualização pretende ir além da base de dados do governo do Estado, pois vai subsidiar um cálculo atuarial mais preciso, com o compartilhamento das informações com a Amprev e, acima de tudo, colaborar com o aproveitamento da força de trabalho e, consequentemente, redução de custos.

“O governo reforça a importância do cumprimento do cronograma de atualização cadastral dos servidores. É um trabalho sério em que a consistência das informações é a peça-chave para garantir a integridade e transparência do processo”, explicou coordenador do Projeto de Atualização Cadastral, Marlúcio Alcântara.

Bloqueio
Os servidores da educação que tiveram o salário bloqueado devem procurar a Secretaria de Estado da Administração, localizada no Centro Cívico, na Avenida Fab, para solucionar as pendências. Quanto aos servidores da saúde, os mesmos devem cumprir o prazo da atualização cadastral para evitar futuros transtornos.

Fases da Atualização Cadastral
O programa ocorre em duas fases. A primeira consiste no preenchimento online e apresentação de formulários. Na segunda fase, é realizada a homologação dos dados por uma comissão multidisciplinar, que certifica as informações prestadas no formulário de atualização para serem incluídas no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento (SIGRH).

O programa tem o apoio da Secretaria de Estado e Planejamento (Seplan), Secretaria da Fazenda do Estado do Amapá (Sefaz), Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), Controladoria Geral do Estado (CGE), Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Amapá Previdência (Amprev).

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá