quarta, 13 de outubro de 2021 - 18:56h - 3176
Covid-19: Governo intensifica testagem e vacinação em áreas isoladas de Oiapoque
Dos 76 testes realizados nas comunidades de Vila Brasil e Ilha Bela nos dias 11 e 12 de outubro, 9 apresentaram resultado positivo.
Por: Nathanael Zahlouth
Foto: Ascom/SVS
A testagem é realizada com teste antígeno em toda comunidade.

O Governo do Amapá enviou equipe de profissionais de saúde para itensificar a vacinação contra a covid-19 e busca ativa de casos da doença nas localidades de Vila Brasil e Ilha Bela, áreas isoladas no Alto Rio Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa. A ação aconteceu nos dias 11 e 12 de outubro.

A equipe da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realizou 76 testes nos moradores das duas comunidades, sendo que 9 apresentaram resultados positivos - todos em Vila Brasil. Os profissionais também aplicaram 119 vacinas contra a covid na população de Vila Brasil e Ilha Bela, entre primeira dose, segunda dose e dose de reforço dos imunizantes Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac.

As comunidades são de difícil acesso. A equipe da SVS levou pelo menos seis horas de viagem em uma embarcação popularmente chamada de catraia para atravessar o rio e alcançar as vilas.

“A busca ativa de casos e o objetivo de vacinar toda população nos motiva a chegar em todas as localidades do estado”, afirmou a chefe da equipe clínica da SVS, Maylin Rodriguez

Estratégia em Oiapoque

A ação faz parte da estratégia montada pelo Governo do Amapá para intensificar o enfrentamento à covid-19 em Oiapoque desde 3 setembro, uma vez que a cidade, ao contrário dos demais municípios, apresenta aumento no número de casos da doença. Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde e Prefeitura de Oiapoque fazem parte da força-tarefa.

Dentre as estratégias, estão: montagem de barreiras sanitárias, busca ativa de casos, investigação epidemiológica, reforço da vacinação e ativação da Sala de Situação - onde as equipes elaboram todas essas ações.

Em Oiapoque, estão disponíveis 26 mil testes antígenos para a população nas Unidades Básicas de Saúde.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá