terça, 15 de março de 2022 - 00:30h - 4910
Governo do Amapá inaugura Central de Regulação que traz mais eficiência nos serviços para usuários do SUS
Novo prédio integra serviços como gerenciamento de leitos clínicos, oncológicos e de terapia intensiva.
Por: Nathacha Dantas
Foto: José Baia
Góes frisou que a Central de Regulação vai aprimorar a política de assistência em saúde do estado.

O governador, Waldez Góes, inaugurou, nesta segunda-feira, 14, a Central de Regulação Ademar Rodrigues dos Anjos, no bairro Pacoval, em Macapá. O novo prédio integra serviços como gerenciamento de leitos clínicos, oncológicos e de terapia intensiva e vai proporcionar atendimentos com maior agilidade e transparência para o usuário do SUS e órgãos de controle no acompanhamento das filas de espera, disponibilização de vagas e andamento dos processos.

A estrutura reúne, em um só lugar, as Centrais de Regulação Ambulatorial; de Urgência e Emergência; e de Leito. O local também será a sede administrativa do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD) e da Central Estadual de Transplantes de Órgãos, que está passando por um processo de implantação para entrar em funcionamento. 

O espaço também será responsável por demandas como a inserção, junto ao Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), de consultas ambulatoriais e exames de alta complexidade disponíveis nas agendas de cada médico especialista ou de clínicas credenciadas.

Góes frisou que a Central de Regulação vai aprimorar a política de assistência em saúde do estado e será percebida pela população com a entrega de um serviço com maior controle, rapidez e transparência.

"A Central de Regulação permite que os procedimentos de saúde sob a gestão estadual estejam à disposição de quem precisa de forma correta, garantindo a sua prioridade conforme cada caso. Sem dúvida, é um avanço fundamental para garantir o fortalecimento da saúde e também o bom uso dos recursos públicos do nosso Estado", explicou Góes.

Waldez disse, ainda, que os avanços nas mais diversas áreas são possíveis graças ao apoio da bancada federal sob a liderança dos senadores Lucas Barreto e Davi Alcolumbre. Ele anunciou novas entregas para a área da saúde.

“Estamos nos preparando para outras entregas, como mais investimentos no Hospital Regional de Porto Grande e ampliação do número de leitos do Hospital de Emergências de Macapá, que, futuramente, vai funcionar em uma nova estrutura; além da inauguração da Maternidade da Zona Norte”, finalizou.

A Central de Regulação terá funcionamento 24h, e conta com recepção, gerência e sub-gerência, central de atendimento, urgência e emergência, auditório para 60 pessoas, setor jurídico, sala de arquivo, banheiros, copa, garagem para estacionamento de ambulâncias, sala de utilidades e ambiente de descanso para motoristas.

O local recebeu o nome de Dr. Ademar Rodrigues do Anjos em homenagem ao antigo coordenador do SAMU, que faleceu em 2020 enquanto lutava na linha de frente de enfrentamento à covid-19.

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá