domingo, 29 de maio de 2022 - 22:11h - 4841
Governo do Estado dará início à varredura vacinal em bairros de Macapá e Santana
Ação da Superintendência de Vigilância em Saúde inicia por bairros com registro de casos de sarampo.
Por: Rafaela Bittencourt
Foto: Ascom/SVS
Vacinação vai começar pelo bairro Ipê e pela área comercial de Santana.

Na próxima quarta-feira, 1, o Governo do Estado dará início a mais uma campanha para ampliar a cobertura vacinal no Amapá. A ação, inicialmente, acontecerá nas cidades de Macapá e Santana, por serem municípios com casos ativos de sarampo e coberturas vacinais baixas para a Influenza e Tríplice Viral.

A varredura vacinal será coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde, com oferta de vacinação contra a covid-19, sarampo e influenza nos bairros, com visitação de casa a casa. As atividades iniciam por bairros com registros de casos de sarampo e contam com apoio das prefeituras de Macapá e Santana, com oferta dos imunizantes que serão utilizados e equipes.

“Em Macapá, a ação deve iniciar pelo bairro Ipê e em Santana, pela área comercial, onde foram registrados casos de sarampo recentemente. Vamos ofertar também a vacinação contra a Influenza e a covid-19, pois precisamos que esses municípios aumentem sua cobertura vacinal e o alcance da população não vacinada”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá, Margarete Mendonça.

Além disso, o Governo do Estado também oferecerá as vacinas de rotina do calendário da criança, exceto pela BCG, por conta do racionamento desse imunizante a nível nacional.

“As equipes estarão identificadas e irão a cada dia em um novo bairro para bater de porta em porta e imunizar a nossa população. As crianças são um público que também apresenta baixa cobertura vacinal para as vacinas de rotina, então teremos como verificar a caderneta nas casas e acionar nossa equipe de vacinação infantil para garantir essa proteção”, detalha a superintendente.

A SVS-AP mapeou o público vacinável em cada área de alcance. A ação acontecerá sempre de 8h às 13h, de segunda a sexta, nas duas cidades. É importante que a população esteja atenta, pois os agentes de saúde estarão identificados com uniformes e/ou crachá para abordagem. A programação deve acontecer até o mês de outubro.

 

Cronograma do mês de junho:

Macapá

1 de junho – Bairro Ipê

2 de junho – Bairro Pantanal

3 de junho – Lot. Parque dos Buritis

6 de junho – Loteamento Açaí

7 a 20 de junho – Centro de Macapá.

21 a 23 de junho – Bairro Novo Buritizal

24 a 28 de junho – Buritizal

29 de junho – Bairro Alvorada

30 de junho a 1 de julho – Bairro Santa Rita

 

Santana

1 e 2 de junho – Área comercial de Santana

3 a 9 de junho – Bairro Fonte Nova

10 a 13 de junho – Bairro Fortaleza

14 a 21 de junho – Mutirão no bairro Paraíso

22 a 27 de junho – Aquaville

28 de junho a 1 de julho – Bairros Provedor I e II

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá