sexta, 01 de julho de 2022 - 17:16h - 332
Construção de linhão de energia vai levar mais qualidade de vida para Porto Grande, Serra do Navio e Pedra Branca
Governo do Amapá e CEA Equatorial formalizaram, nesta sexta, 1º, a ordem de serviço para início das obras; serviços vão gerar emprego e renda.
Por: Nathacha Dantas
Foto: Erich Macias
A assinatura da ordem de serviço para a construção do Linhão de Transmissão de Energia que vai Ferreira Gomes até Serra do Navio, ocorreu na Câmara de Vereadores do município de Porto Grande, um dos municípios contemplados.

As comunidades rurais dos municípios de Porto Grande, Serra do Navio e Pedra Branco do Amapari terão mais qualidade de vida com a construção do linhão de transmissão de energia que atravessará as cidades, fortalecendo o desenvolvimento econômico. O governador, Waldez Góes, e o diretor-presidente da CEA Equatorial, Augusto Dantas, assinaram, nesta sexta-feira,1º, a ordem de serviço para o início das obras, previsto para o segundo semestre.

A formalização ocorreu na Câmara de Vereadores de Porto Grande, cidade escolhida para receber a sede da base regional das operações de saneamento e energia do Grupo Equatorial no Amapá. Aobra conta com um investimento de mais de R$ 47 milhões da empresa.

O novo linhão terá tecnologia de ponta substituindo a estrutura atual e beneficiando mais de 40 mil habitantes com energia 24 horas.

Durante o evento, Waldez Góes enfatizou que a construção é decisiva no processo de desenvolvimento econômico do Amapá, uma vez que a qualidade de energia vai atrair indústrias e novas empresas para o estado.

“Esse investimento em energia vai gerar emprego e renda, pois vai impactar positivamente na agricultura familiar, nos manejos florestais, na atividade minerária e potencial turístico, dando segurança para que todas as outras atividades vocacionadas cresçam”, ressaltou Góes.

Augusto Dantas explicou que as obras serão feitas em etapas e a conclusão de todo processo de energização está prevista para 2024. Ele também detalhou os benefícios socioeconômicos para os moradores.

“Vamos contratar pelo menos 900 eletricistas e a 1ª etapa, de 40km, deve ser concluída ainda este ano. É uma entrega histórica”, disse.

Augusto Dantas ainda fez referência à parceria estabelecida com o Estado por meio do Programa “Conta Paga Luz”, que assegura o pagamento da conta integral de consumo de energia de até 150kw/mês para 33 mil famílias de baixa renda no Amapá. Só em Porto Grande, são mais de 2 mil famílias atendidas com o serviço.

Presente no evento, o senador Davi Alcolumbre considera classificou o momento como um avanço para o Amapá.

"Foi acertada a decisão do governador em solicitar as prioridades para o Grupo Equatorial, que por sua vez, assumiu o compromisso e, em menos de um ano, está celebrando a ordem de serviço de uma obra que vai acelerar o desenvolvimento do estado”, concluiu Alcolumbre.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá