quinta, 30 de setembro de 2021 - 23:57h - 2251
Governo do Estado oferta 100 novas vagas no Programa Minha Primeira Empresa
Objetivo é ampliar as oportunidades de negócios para a criação e consolidação de novas empresas no Amapá
Por: Leidiane Lamarão

 

O Governo do Amapá lançou nesta quinta-feira, 30, os novos editais do Programa Minha Primeira Empresa. Em sua segunda edição em menos de um ano, o projeto traz 100 novas oportunidades para amapaenses que querem gerir o próprio negócio no estado. 

Confira os editais aqui 

Os projetos selecionados serão financiados com aporte de R$3,5 milhões do Governo do Amapá. As 100 vagas são distribuídas da seguinte forma: 30 para o setor do comércio, 40 para o setor da indústria e 30 para o setor de serviços. 

Como novidade, os editais estabelecem uma política de cotas, destinando 50% das vagas a serem preenchidas por jovens, mulheres, participantes de programas sociais dos Governos Federal, Estadual e Municipal, pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência. As inscrições iniciam em 30 de setembro e seguem até 24 de outubro.

A execução do Programa será em seis meses, de outubro de 2021 e março de 2022. Será uma caminhada empreendedora, com a participação dos candidatos em cinco fases (classificatórias e eliminatórias), envolvendo capacitações visando a elaboração e submissão da sua concepção de negócio; do preenchimento do diagnóstico do seu perfil empreendedor, finalizando com a elaboração do seu Plano de Negócios


Os editais pilotos, lançados em 2020 e executados entre janeiro e agosto de 2021, oportunizaram o nascimento e fortalecimento de 44 empresas no Amapá, atingindo a meta de 73% das 60 vagas ofertadas por esses Chamamentos Públicos.

 

Etapas do programa


Encerradas as inscrições, inicia a etapa de Análise Documental para deferimento dos candidatos habilitados a participar da Fase 1 - Concepção do Negócio e Diagnóstico do Perfil Empreendedor. Após o processo de avaliação de cada edital, 200 candidatos serão classificados para participar das demais fases do programa.

Destes, até 100 candidatos serão classificados e poderão ter os seus planos de negócios aprovados para financiamento através da Linha de Crédito Primeira Empresa, desde que cumpram os requisitos normativos exigidos pela Agência de Fomentos do Amapá (Afap). 

O Minha Primeira Empresa é uma iniciativa criada por meio de lei atendendo ao requerimento da deputada estadual Marilia Góes. 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá