sexta, 06 de agosto de 2021 - 22:13h - 5039
Museu Sacaca: Governo une tradição e investimentos na revitalização do espaço
Reforma é realizada com matéria-prima tradicional e técnicas de comunidades ribeirinhas e indígenas.
Por: Claudio Morais
Foto: Albenir Sousa
Museu Sacaca reúne cenários e biodiversidade nativos do Amapá.

 O Museu Sacaca recria ambientes, cultura e construções tradicionais do Amapá. São espaços como as casas de farinha, ribeirinha, indígena e do castanheiro que retratam cenas do cotidiano de comunidades do estado. Estas são algumas das construções que estão recebendo investimentos e revitalização do Governo do Amapá.

Os materiais são trazidos diretamente dos locais de origem das construções e o trabalho é feito por quem melhor entende: construtores indígenas e ribeirinhos dessas localidades.

Um exemplo é a casa do castanheiro, coberta por palha de ubim - uma palmeira de grande porte encontrada na vila do Maracá, no município de Mazagão. A instalação é feita por indígenas vindos da região do Tumucumaque.

O diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Jorge Souza, responsável pelo museu, destacou o papel pedagógico da instituição.

“Oferecemos aqui a oportunidade para as pessoas conhecerem os saberes, a flora, a fauna e as construções riquíssimas do nosso estado. Construções que, inclusive, trabalhamos para recriar da forma mais fiel para o público do museu”, afirmou.

Funcionamento

Seguindo os protocolos sanitários de prevenção à covid-19, o Museu Sacaca voltou a receber o público em 16 de julho.

Uma visitante assídua do museu é a professora Edilene Morais, ela celebra junto com a família o retorno das atividades abertas ao público.

“Nosso estado é tão rico e ainda tem tanto para conhecermos, e o Sacaca proporciona essa experiência para quem não pode se deslocar para outras localidades. Venho e trago minha família sempre que podemos”, frisou.

O Museu Sacaca fica na avenida Feliciano Coelho, 1509, no bairro Trem em Macapá, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá