terça, 07 de junho de 2022 - 18:48h - 3385
Governo, Codevasf e senador Davi apresentam projetos para as orlas de Macapá e Santana
O governador do Amapá, Waldez Góes, também destacou a parceria entre Estado e Codevasf para a execução de obras estruturantes em infraestrutura, mobilidade e abastecimento.
Por: Claudio Morais
Foto: Erich Macias
Apresentação dos projetos ocorreu nas Câmaras de ambos os municípios.

A orla do Perpétuo Socorro, em Macapá, e a Área Portuária, em Santana, receberão investimentos em urbanismo, paisagismo e qualificação turística. É o que preveem os projetos arquitetônicos apresentados nesta terça-feira, 7, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

O governador Waldez Góes destacou a importante parceria entre o Governo do Amapá e a Companhia com obras estruturantes em infraestrutura, mobilidade e pavimentação, geração de alimentos e desenvolvimento. De acordo com o chefe do Executivo, os projetos representam mais avanços em diversos setores da economia amapaense.

“São projetos que resultam em mais qualidade de vida para a população e maior atratividade turística para todo o estado. Já realizamos grandes entregas no setor, como o Complexo Turístico da Beira-Rio, fortalecendo toda a poligonal histórica da Fortaleza de São José, nossa candidata a Patrimônio da Humanidade”, frisou o governador.

Góes relembrou, ainda, o convênio firmado pelo Governo com a Codevasf para a reestruturação da rodovia Josmar Chaves Pinto (AP-010), que contará com R$ 60 milhões em investimentos, garantidos por articulação do senador Davi Alcolumbre, em Brasília.

São recursos viabilizados pelo senador Davi que permitirão, também, a execução dos projetos para ambas as orlas. Na orla do Perpétuo Socorro, estão previstos 2 quilômetros de serviços de urbanização, com a instalação de quiosques, plantio de novas árvores, implantação de equipamentos para atividades físicas e ciclovia.

Já no município de Santana, além dos espaços  urbanizados e arborizados para convivência e lazer, o projeto da Área Portuária inclui estrutura para o comércio local, com cerca de 100 boxes destinados aos empreendedores santanenses, além de um píer.

“São projetos para desenvolver, principalmente, as vocações turísticas de cada município. E com todo o trabalho do governador Waldez, a qualidade técnica da Codevasf e os recursos que traremos para esses projetos, será mais um salto de desenvolvimento para o nosso estado”, ressaltou o senador da República.

A apresentação dos projetos ocorreu nas câmaras municipais de Macapá e de Santana, e mobilizaram representantes dos poderes executivo e legislativo municipais.

“É um grande sonho da população santanense que aumentará não apenas a autoestima dos nossos cidadãos, mas que gerará empregos, renda e fortalecerá a nossa economia. É também um projeto que soma aos tantos investimentos trazidos pelo governador Waldez e o senador Davi ao nosso município, como saúde, educação, infraestrutura e segurança”, celebrou o prefeito de Santana, Bala Rocha.

 

Outros projetos

O Governo do Estado e a Codevasf são parceiros em diversos projetos, como a pavimentação asfáltica e com blocos de concreto nos municípios do Amapá. Segundo o diretor-presidente da Companhia, Marcelo Moreira, outra frente de destaque da empresa é a produção de alimentos e o fortalecimento da agricultura familiar.

“Desde a instalação da Codevasf no Amapá, já foram R$ 300 milhões investidos graças ao apoio incessante do governador Waldez e do senador Davi. Além das obras de pavimentação e do projeto de reestruturação da rodovia AP-010, também já repassamos tratores, arados, escavadeiras e outros equipamentos para automatizar e desenvolver as atividades agrícolas familiares do estado”, detalhou Moreira.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Erich Macias

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá