quarta, 07 de julho de 2021 - 19:20h - 2668
Amapá Jovem Cultural: live leva teatro para a juventude amapaense
Bolsistas do programa conheceram de uma forma divertida o dia a dia de um feirante em Macapá.
Por: Anne Santos
Live de

Possibilitar que os jovens tenham acesso gratuito à cultura amapaense é um dos objetivos do Governo do Estado com o programa Amapá Jovem. Nesta quarta-feira, 7, a Secretaria de Políticas para a Juventude (Sejuv) realizou uma live cultural para exibir o monólogo ‘La feira’, possibilitando que pessoas de 15 a 29 anos em vulnerabilidade social assistam à um espetáculo de teatro. 

LEIA MAIS: Monólogo teatral ‘La feira’ homenageia feirantes amapaenses

A ação faz parte de um projeto contemplado pelo edital Carlos Lima “Seu Portuga”, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), através da Lei Aldir Blanc e conta de forma divertida o dia a dia de um feirante macapaense.

O ator, que também é monitor do programa Amapá Jovem, Caique Sampaio é quem interpeta o personagem Chikél.

“É uma obra teatral que fala sobre a vida do feirante e eu dou vida a esse personagem para que as pessoas conheçam como é o dia a dia desses trabalhadores, de uma forma bem humorada”, explicou o monitor.

Mais de 1.400 jovens assistiram ao espetáculo de forma virtual. Para a estudante Camylle Silva, o tema abordado é uma forma de mostrar uma realidade desconhecida.

“Foi muito boa a Live. Um tema muito importante, que é falar sobre a realidade dos feirantes que trabalham com tanta garra e mostrando as dificuldades, luta e como batalham a cada dia”, comentou a bolsista.

A apresentação mudou a forma que o jovem Yago Motta vê os trabalhadores.

“Depois dessa Live com certeza eu e as demais pessoas vamos olhar com outros olhos para os feirantes. Eles têm garra para todos os dias levantarem cedo e vender os produtos fresquinhos”, afirmou o jovem.

O secretário de Juventude, Pedro Filé, explica que a ação incentiva a divulgação da cultura amapaense.

“O Amapá Jovem Cultural é uma das nossas frentes de atuação. Queremos promover o acesso à cultura e também incentivar produções culturais entre eles”, disse o gestor.

 Além do monólogo, também foi exibido um documentário sobre a feira do agricultor do Pacoval, que inspirou a criação da obra.

 La Feira

“La feira”, é um monólogo teatral contemplado pelo edital Carlos Lima “Seu Portuga”, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), através da Lei Aldir Blanc, em que o protagonista mostra a feira do agricultor do Pacoval como era antigamente e como é agora. A obra tem a direção artística de Tomé Azevedo, sonoplastia de Juliana Monteiro e coprodução da Cortejo Produções Artísticas.

Somente este ano o Governo do Amapá já efetuou o pagamento de mais de R$ 13,8 milhões em editais para o setor cultural, com 1.462 produções culturais beneficiadas. Uma forma de auxiliar os artistas e minimizar os impactos ocasionados pela pandemia do novo coronavírus.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá