segunda, 13 de junho de 2022 - 16:40h - 3647
Amapá vai receber mais 150 mil sementes para incentivar produção cacaueira no estado
Sementes serão destinadas à segunda etapa do Programa Amapá Cacau, beneficiando 500 famílias agrícolas de 9 municípios.
Por: Weverton Façanha
Foto: Ascom SDR
O edital público está aberto e prevê o repasse de mudas de cacau para os produtores.

Com o Programa Amapá Cacau, o Governo do Estado se prepara para receber mais 150 mil sementes do fruto já no mês de julho; o repasse é uma parte das 500 mil sementes destinadas ao estado pela Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira do Pará (Ceplac/PA).

Coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR), a primeira etapa do programa já enviou 100 mil sementes ao Amapá, beneficiando 150 famílias agrícolas com doação de mudas de cacau. Para a segunda etapa da estratégia, o Governo lançou uma chamada pública que vai alcançar 500 produtores em 9 municípios.

O edital público está aberto e prevê o repasse de mudas de cacau para os produtores, construção de viveiros rústicos para germinação das mudas, acompanhamento técnico e preparo de área, com introdução de insumos. O investimento da chamada pública é de R$22 milhões do tesouro estadual.

LEIA O EDITAL AQUI

O programa ainda oferece treinamento efetivo aos técnicos da SDR e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), para que eles possam orientar os agricultores sobre o plantio, cultivo e colheita do cacau.

De acordo com o gestor da SDR, Janner Gazel, o ajuste para o recebimento das novas sementes no início do segundo semestre foi definido em um encontro entre os gestores da secretaria amapaense e da Ceplac/PA.

“Agora, com pontos definidos, vamos organizar os procedimentos para observar quem deverá receber este material, pois temos uma chamada pública que está selecionando entidades voltadas para o plantio do cacau”, informou.

Já para o chefe de pesquisa da Ceplac/PA, Fernando Mendes, elogiou a iniciativa do Amapá e a dedicação da gestão estadual para implantar a cadeia produtiva do cacau no estado.

“Em todos os momentos, estamos auxiliando na doação de sementes ou mesmo em questões técnicas. O que desejamos é que o nosso estado vizinho seja forte no cultivo do cacau”, ressaltou.

Balanço

Durante a estada no estado paraense o secretário Janner, entregou na para os coordenadores da Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira do Pará (Ceplac/PA) e da Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), um relatório contendo as ações adotadas na primeira fase da implantação da cadeia cacaueira no Amapá.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá