sábado, 14 de outubro de 2017 - 11:59h - 15448
Cultura, alegria e diversão marcam programação alusiva ao Dia das Crianças no Museu Sacaca
Neste sábado, 14, o dia iniciou com brincadeiras e oficina de pintura. À tarde, o público infanto-juvenil poderá prestigiar a Sessão de Cúpula do Planetário.
Por: Eloisy Santos
Foto: Weverton Façanha
Na manhã deste sábado, as crianças aproveitaram para conhecer um pouco mais sobre a cultura amapaense, no Museu Sacaca

Diversos órgãos do Poder Executivo Estadual prepararam programações especiais para entreter e oportunizar conhecimento ao público infanto-juvenil, pela passagem do Dia das Crianças, comemorado na última quinta-feira, 12. Dentre eles o Museu Sacaca, com uma programação diversificada que contempla acesso à cultura, brincadeiras tradicionais, oficinas e muita diversão, desde sexta-feira, 13, até domingo, 15.

Na manhã deste sábado, a programação iniciou às 9h, com diversas brincadeiras e oficina de pintura, que seguiram até às 12h. Cristina Farias, 26 anos, dona de casa, aproveitou a manhã com suas duas filhas, sendo a mais velha Ana Beatriz, de 7 anos.

Cristina contou que na sua infância e adolescência não teve a oportunidade de visitar lugares como o Museu Sacaca, que agrega uma gama de informações em um ambiente agradável, que expressa liberdade e contato com a natureza. Por isso, hoje, faz questão de acompanhar as filhas em programações como esta.

“Eu me preocupo em oferecer às minhas filhas, desde cedo, o contato com a cultura do Estado em que vivemos, pois isso é de extrema importância para o seu desenvolvimento. Aprendemos sobre o marabaixo, sítios arqueológicos, a riqueza da fauna e da flora amazônica. Não é só um lugar para passear e brincar, e sim um ambiente que vai além, agregando valores históricos e culturais muito grandes”, declarou a visitante.

Além de visitas em família, o museu recebe comitivas de alunos de instituições públicas e privadas. Anne Penha, 33 anos, é professora em uma instituição privada de idiomas da capital. Ela coordenou o passeio e falou da importância de proporcionar momentos como este ao alunado.

“A nossa escola ensina idiomas, mas também temos o intuito de resgatar, valorizar e disseminar a cultura do Estado. Então, trazê-los para conhecer suas origens em um ambiente agradável, em contato com a natureza, é de extrema importância”, salientou.

Kaleu Santos, 8 anos, foi um dos cinquenta alunos da instituição que prestigiaram a programação do museu nesta manhã. Ele se encantou com uma atividade em especial. “Eu gostei muito do barco e de saber que nele é onde eram levadas as mercadorias para o interior. Achei muito interessante a história”, contou o garoto, referindo-se ao "Regatão".

A gerente geral da Exposição a Céu Aberto do Museu Sacaca, Lúcia Picanço, destacou que é justamente esta uma das premissas do evento: agregar o público na história e cultura do povo amapaense, que é refletida em cada ambiente interno e externo do local, aos quais os visitantes podem acessar de forma gratuita, como: as exposições a céu aberto das comunidades ribeirinhas, parteiras, castanheiras, construções indígenas, casas, diversas plantas frutíferas típicas da região, dentre outros.

“Esse é o papel do museu, um ambiente de interação com a comunidade em geral. Queremos que o público se sinta bem, que a criança possa brincar como antigamente, com ciranda, pintura, pula corda e também conhecer a história do povo amazônida, de forma lúdica e divertida”, destacou, acrescentando que em média, o museu está recebendo 150 crianças em cada dia de evento.  

Na tarde deste sábado a programação continua de 15h às 17h, com a Sessão de Cúpula do Planetário, que permite aos visitantes conhecer mais sobre a ciência e a astronomia, por meio de vídeos e palestras. A cúpula inflável mede 5 metros de diâmetro e 4,5 de altura, que comporta perfeitamente os pequenos, suas curiosidades e alegria.

Amanhã, 15, tem mais diversão com caça ao tesouro, de 10h às 11h, e sessão de cinema à tarde, de 15h às 17h. A estimativa é de que até este domingo, cerca de 450 visitantes compareçam e se encantem com o cenário natural e repleto de tradição que o Museu Sacaca oferece.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Weverton Façanha

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá