sábado, 15 de janeiro de 2022 - 16:04h - 4028
“Me sinto mais segura em retornar para escola”, diz primeira criança vacinada contra covid-19 no Amapá
O ato simbólico aconteceu na UBS Antônio Sirieiro, em Santana, com a vacinação de 4 crianças.
Por: Jamylle Nogueira
Foto: Jose Baia
Yasmim Luize da Silva, de 10 anos, pôde representar todas as crianças que ainda serão vacinadas no estado.

Neste sábado, 15, o Governo do Amapá fez o lançamento simbólico da campanha de vacinação infantil contra a covid-19, com aplicação das 4 primeiras doses pediátricas do imunizante. Inicialmente, foram destinadas 6.900 doses pediátricas da Pfizer para todo o estado.

O ato simbólico aconteceu em parceria com a prefeitura de Santana, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Sirieiro, localizada no bairro Nova Brasília. O município recebeu 960 doses do imunizante.

A pequena Yasmin Luize da Silva, 10 anos, é portadora de asma e foi a primeira criança a ser vacinada com uma dessas doses. Acompanhada de sua avó, Nazaré Almeida, a menina revelou que estava ansiosa por este momento.

“Estou muito feliz, pois agora eu sei que meus amigos, primos e todas as crianças também poderão ser vacinados. Me sinto mais segura em retornar para escola”, disse Yasmin.

A avó, que também é agente de saúde, Nazaré Almeida, complementou dizendo que esse ato irá motivar todos os pais e responsáveis a trazerem suas crianças para vacinar.

“É um ato de amor com nossos pequeninos e eu esperei muito por esse momento. Yasmin mora comigo e sempre a ensinei sobre a importância de se proteger contra esse vírus. Absolutamente todas as vacinas dela agora estão em dia e, logo mais, espero trazer meus outros 5 netos para vacinar”, disse Nazaré.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) iniciou a distribuição das 6.900 doses pediátricas do imunizante Pfizer para todos os municípios, que serão responsáveis por organizar o cronograma e a melhor forma para oferecer a vacina.

De acordo com o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, o Estado conta com mais 113 mil crianças na faixa etária de 5 a 11 anos que poderão ser imunizadas.

“No país tivemos mais de 2 mil crianças vítimas da covid-19. Yasmin representa não apenas a primeira criança vacinada, mas todo o sentimento de esperança para famílias, professores e todas as crianças que devem voltar para um convívio educacional mais seguro”, declarou o superintendente.

Seguindo os critérios preestabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), junto às prefeituras e Governo do Amapá, decidiu que será considerada a faixa etária decrescente de idade, iniciando aos 11 anos e seguindo o calendário, conforme a chegada de novas doses. As crianças com comorbidades terão prioridade na fila de vacinação.

A campanha estadual seguirá fazendo a distribuição de mais doses de acordo com as entregas do cronograma de rotina semanal do Ministério da Saúde.

Em Santana, a campanha iniciará na terça-feira, 18, e a prefeitura ainda está definindo os locais para divulgação.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá