quinta, 16 de junho de 2022 - 16:21h - 2638
Mazagão foi palco do primeiro Famtour promovido pelo Governo do Amapá
Roteiro realizado pela Setur apresentou atrativos turísticos, históricos e artístico-culturais ao trade de turismo do Estado.
Por: Criles Monteiro
Foto: Ianca Moreira e Criles Monteiro
O novo ônibus turístico ajudará a estimular o turismo no Estado, oportunizando projetos como o Famtour, e turismo pedagógico e social.

Com destino ao município de Mazagão, a caravana de representantes turísticos saiu da capital nesta última quarta-feira, 15, para participar do primeiro Famtour promovido pelo Governo do Amapá. Ao todo, 40 agentes do trade turístico prestigiaram o momento.

O Famtour tem como objetivo apresentar e familiarizar agências e guias de turismo locais a um destino em potencial turístico, buscando promover ações guiadas sobre os atrativos históricos, turísticos e artístico-culturais, além de, provocar e envolver empreendedores munícipes atrelados ao turismo a buscar parcerias com o trade.

O roteiro foi realizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o Município de Mazagão e Sindicato das Empresas de Turismo do Amapá (Sindetur). O passeio, com momentos em Mazagão Novo e Mazagão Velho, contou com visitas técnicas em pousadas e restaurantes tradicionais, locais históricos do município, orlas, casa de artesanato e comunidade quilombola.

Segundo a Secretária de Estado do Turismo, Rosa Abdon, iniciativas como o Famtour, além de promover o desenvolvimento do turismo amapaense, também movimentam setores econômicos.

"O sucesso desse primeiro Famtour já nos mostra o quanto é importante estarmos em parceria com o trade turístico. Trouxemos guias de turismo, agentes de viagem, representantes do setor, para conhecer in loco, um pouco da história desse município que tem tanto a nos mostrar, além de apresentar a rede hoteleira e de gastronomia. Proporcionar essa promoção faz com que o trade turístico esteja mais preparado à oferecer e ofertar uma melhor experiência ao turista.”, realçou a gestora.

Segundo a Secretária de Cultura de Mazagão, Vera Nunes, o momento é de soma entre o Estado e município, agregando fortemente aos setores envolvidos.

“Hoje é um dia ímpar na comunidade de Mazagão com a chegada do Famtour. Agradecemos a parceria com o Governo do Estado através da Setur, que veio trazer esse subsídio grandioso para o nosso município, vindo a contribuir na divulgação da nossa história e nossa cultura, para o Amapá, o Brasil e o mundo.”, realçou.

A agente de viagens, Lara Santos, conta que o evento é muito importante para que agências de viagem tenham a oportunidade de conhecer mais a fundo o Estado.

“Projetos como o Famtour trazem ao setor uma maior percepção da potencialidade do turismo naquela localidade. Podemos identificar como podemos colaborar no desenvolvimento turístico da região, onde estamos errando, o que é interessante e viável de acordo com as demandas que o município tem, enfim, é um laboratório para todo o trade.”, ressaltou a agente.

A representante do Sindicato de Guias de Turismo do Estado, Isabela Madureira, considera a iniciativa como algo ímpar para este momento de retomada após um período pandêmico mais difícil. “Esse momento vai fortalecer o mercado de turismo e o Famtour veio para agregar ainda mais, agradecemos a parceria junto ao Governo do Amapá.”, concluiu.

Josué Videira, representante da Associação Raízes do Marabaixo, explicou sobre a importância de manter a tradição da história e festividade de Mazagão Velho.

A vivência provocou ainda, a interação com representantes culturais, moradores e trabalhadores do município de Mazagão, que puderam expor seus anseios relativos ao setor de turismo.

Para a presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Amapá, Josiane Coutinho, o Famtour também é importante para conhecer a realidade do turismo na localidade.

“Em Mazagão temos o exemplo de o turismo girar em torno da festividade de São Tiago, porém o município possui de uma rica cultura com potencial para despertar o interesse do visitante ao longo do ano, e é o que queremos proporcionar enquanto proposta de turismo.”, finalizou.

 

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Criles Monteiro 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá