segunda, 17 de janeiro de 2022 - 11:04h - 2204
Amapá Cacau: Governo do Estado repassará mudas a produtores para plantio em fevereiro
Inicialmente, mais de 100 agricultores dos municípios de Pedra Branca do Amapari, Ferreira Gomes e Porto Grande, irão receber as plantas.
Por: Weverton Façanha
Foto: Marcelo Loureiro
As sementes iniciaram as germinações em novembro de 2021. No estágio atual, as mudas estão em um viveiro rústico no município de Porto Grande.

Técnicos do Governo do Estado continuam trabalhando para manter as germinações e crescimento de aproximadamente 100 mil mudas de cacau que estão em um viveiro rústico no município de Porto Grande.

Os cuidados e ações para o crescimento das mudas iniciaram no mês de novembro de 2021. As ações visam incentivar o início da cadeia cacaueira no Amapá, através do Programa Amapá Cacau.

Com o andamento dos trabalhos e a acompanhando a programação do Amapá Cacau, as mudas deverão ser repassadas aos cerca de 100 produtores, dos municípios de Pedra Branca do Amapari, Ferreira Gomes e Porto Grande, até o final de janeiro e início de fevereiro, e já poderão ser plantas em terra preparada e sombreada. Atualmente os pés de cacau estão em sacos de germinação.

“Existe um empenho muito grande de nossos técnicos e a comunidade em manter as mudas em um bom condicionamento e crescimento eficaz para que as mesmas cheguem ao produtor de forma saudável para uma futura produção de cacau e seus derivados”, destacou o gestor da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Amapá (SDR), Janner Gazel.

Na semana passada o governador Waldez Góes, visitou o viveiro junto com o senador Lucas Barreto e o deputado estadual Jesus Pontes.

Sementes

Em novembro do ano passado o Amapá recebeu cerca de 100 mil sementes que fazem parte de um Termo de Cooperação Técnica assinado em agosto de 2021 entre SDR, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac/PA) e pela Federação de Agricultura e Agropecuária do Pará (Faepa), que norteia das diretrizes do Programa Amapá Cacau.

O termo ainda prevê neste primeiro semestre que o Amapá receba mais 400 mil sementes, ou seja, o acordo tem uma perspectiva de repassar o Estado 500 mil sementes, provenientes do estado do Pará, que é o maior produtor de cacau do Brasil.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá