Nesta segunda-feira, 17, o Governo do Amapá concluiu a laje inferior do Viaduto da Integração, e iniciou a concretagem das vigas laterais que sustentarão as pistas de rolamento que ficarão no alto da estrutura. Os serviços foram executados em três semanas.
Toda a obra do Viaduto já está 70% dos serviços concluídos, a previsão é que ele seja entregue em agosto.
Após a implementação das vigas laterais, serão construída as pistas irão receber o fluxo Santana/Macapá/Santana. Essa será uma das principais fases, que após finalizadas, já seguirão para a etapa de acabamentos finais. Ao todo, são utilizados 100 toneladas de estrutura metálica e cimento, aproximadamente.
O Viaduto da Integração vai interligar as rodovias Duca Serra e Norte-Sul e faz parte da maior obra de mobilidade urbana do Amapá – quando concluído, ele terá quatro pistas de rolamento que darão acesso à Região Metropolitana de Macapá, com capacidade de comportar, diariamente, mais de 100 mil veículos. A interdição do fluxo de trânsito nas Rodovias Duca Serra e Norte-Sul permitiu o avanço dos serviços, possibilitando a circulação de máquinas pesadas e trabalhadores.
Cronograma
Em março, foram instaladas as 64 estacas de metais, formando a base principal para a fundação do elevado. Em abril, foram concretados os 12 pilares, e a construção do suporte onde as duas vigas principais serão instaladas. Após esse processo, serão construídas as lajes superiores e inferiores. O próximo passo será a fase de acabamentos e a construção das rampas de acesso ao viaduto.
Norte-Sul
Em menos de trinta dias de interdição da Norte-Sul, as obras das duas galerias em construção avançaram de 50% para, aproximadamente, 70% de execução. Na primeira galeria, está sendo instalada uma geogrelha, tela sintética para sustentar o aterro e a pavimentação asfáltica do local.
Por toda a rodovia, seguem os serviços de limpeza, alargamento das vias, drenagem, e retirada de solo mole.
Projeto
O projeto prevê a urbanização de sete quilômetros de extensão, com iluminação, ciclovia, passeio público e pista de cooper. A obra está orçada em R$ 93,3 milhões, dos quais R$ 22 milhões foram articulados pelo senador Davi Alcolumbre junto à bancada federal do Amapá.
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Ianca Moreira