sábado, 18 de setembro de 2021 - 12:51h - 3819
Governo apoia 1º torneio amapaense de Pesca Esportiva em caiaque; segmento está no plano turístico do Estado
A competição acontece em Porto Grande. O Governo do Amapá tem apostado no segmento de Pesca Esportiva no estado como um forte atrativo turístico, regional, nacional e internacional
Por: Criles Monteiro
Foto: Arquivo pessoal
O torneio acontecerá nas águas do rio Araguari

O Governo do Amapá tem apostado no segmento de Pesca Esportiva no estado como um forte atrativo turístico, regional, nacional e internacional, tendo em vista o grande potencial de biodiversidade local, promovendo também fomento ao comércio através do turismo. Com base nesta perspectiva está apoiando o primeiro torneio de Pesca Esportiva na categoria caiaque, que acontecerá no próximo dia 25 no município de Porto Grande.

O torneio será o primeiro, nesta categoria, realizado no estado do  Amapá. As águas do rio Araguari serão palco para os competidores que quiserem se inscrever na competição, que será dividida em subcategorias, entre elas o caiaque amazônico, que terá a participação de 10 pescadores locais ribeirinhos. O segmento é ecologicamente consciente, totalmente “pesque e solte”.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) estará apresentando a modalidade no catálogo de feiras e eventos nacionais e internacionais, como a ABAV Expo, que acontece no próximo mês.

https://www.portal.ap.gov.br/noticia/1509/governo-do-amapa-aposta-na-pesca-esportiva-como-atrativo-turistico-do-estado

Segundo o organizador do evento, William Rocha, o torneio tem como principal objetivo apresentar a pesca esportiva para a população amapaense, a fim de mostrar o atrativo também enquanto movimentação do fomento local.

“Buscamos despertar o interesse da comunidade para esse tipo de turismo, o nosso estado dispõe de um rico potencial e queremos dar o pontapé inicial para colocar o Amapá na rota da pesca esportiva do Brasil”, concluiu.

O evento é sem fins lucrativos, onde todos os recursos arrecadados serão convertidos em premiações para os competidores. A competição será dividida em quatro modalidades, sendo elas: caiaque individual, caiaque duplo, canoa canadense em dupla e caiaque amazônico. O evento começa com recepção aos competidores no dia anterior, e terá sua largada dia 25 às 5h da manhã.

A programação seguirá todos os protocolos sanitários referentes a covid-19 sugeridos pelo decreto vigente. Para inscrições e mais informações: (96) 99124-5513 / (96) 98115-5973.

 

Pesca Esportiva

A prática é vista como esporte ou hobby, é praticada no mar, em rios, lagos ou criatórios comerciais. A modalidade tem como atividade fisgar o peixe, não para consumo ou comércio, mas pelo prazer de pescar. Assim, os peixes são devolvidos ao seu habitat sem nenhum dano. Os competidores realizam os pesos e medidas do peixe, fotografam e o devolvem à água.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá