quinta, 18 de novembro de 2021 - 12:26h - 7649
Amapá planeja terceira dose de vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir de 18 anos
A medida segue nova normativa do Ministério da Saúde. Governo do Estado reuniu com municípios para orientar sobre a aplicação da dose de reforço.
Por: Nathanael Zahlouth .Colaboradores: Marcelo Guido
Foto: Nathan Zahlouth
Doses de reforço estão disponíveis para qualquer pessoa a partir de 18 anos

O Governo do Amapá começou a planejar, junto com as prefeituras, o esquema para aplicação da terceira dose de vacina contra a Covid-19 para a população amapaense a partir de 18 anos. A medida é uma normativa do Ministério da Saúde, anunciada na quarta-feira, 17.

No mesmo dia, à tarde, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) reuniu os secretários de saúde municipais e definiu que cada cidade ficará responsável pelo seu calendário de vacinação. Também ficou acertado que o critério para todos os municípios será a ordem decrescente de idade, respeitando o prazo estabelecido no esquema vacinal entre as doses.

"A terceira dose é garantia de que as pessoas mantenham a taxa de imunidade alta, assim, evitamos a proliferação do vírus", ressaltou o superintendente da SVS no Amapá, Dorinaldo Malafaia.

Esquema vacinal

O intervalo para a aplicação da dose de reforço (3° dose) de quem tomou as duas doses de Pfizer, AstraZeneca e Coronavac será de 5 meses, e de quem tomou a dose única da vacina Jassen é de 2 meses para a segunda dose.

Inicialmente, a SVS prevê um estoque de 25 mil doses da vacina à disposição para todos os 16 municípios amapaenses nesta etapa de vacinação e aguarda novas remessas enviadas pelo MS.

"É uma nova etapa na vacinação da nossa população, estamos preparados para atender os 16 municípios e dar continuidade ao combate à pandemia dentro do nosso Estado", garantiu o gestor da SVS.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá