O Governo do Amapá lançou nesta sexta-feira, 18, dois editais da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) para financiar projetos e estudos da 1ª Residência Multiprofissional da Ueap e o Programa de Intercâmbio, que traz 32 vagas para acadêmicos em instituições de ensino de Portugal.
Veja o edital de Residência Multiprofissional aqui (inscrições já abertas); e o edital do Programa de Intercâmbio aqui (inscrições em breve).
As oportunidades para os acadêmicos são resultado do forte investimento do Estado na educação superior: desde 2020, os repasses à Ueap somam R$33,4 milhões. Para os novos editais, os valores chegam R$1,5 milhão.
O secretário adjunto do Gabinete do Governador, Teles Junior, reafirmou o compromisso da gestão com a política pública de fortalecimento da ciência e da inovação para o Amapá, investindo nas potencialidades da região para formar talentos que possam contribuir com o desenvolvimento do estado.
“A Ueap é vocacionada para desenvolver pessoas a partir das oportunidades existentes no estado, com a formação integrada às particularidades da região norte, especialmente do setor produtivo”, destacou Teles.
A reitora da Ueap, Kátia Paulino, detalhou cada um dos projetos resultantes dos novos investimentos.
“Esse investimento consolida a nossa parceria com as escolas famílias agrícolas, através da Residência Multiprofissiona; fomenta a intensificação de trabalhos científicos e vai proporcionar aos alunos de cada curso vivenciar a experiência de um intercâmbio em universidades portuguesas”, comentou Kátia Paulino.
Primeira Residência Multiprofissional
A Residência Multiprofissional em Ciências Agrárias e Humanidades para o Desenvolvimento Sustentável de Territórios Amazônicos é a modalidade de curso de pós-graduação (Lato Sensu) teórico-prática que permite a vivência dos pós-graduandos dentro do ambiente estudado. Essa primeira turma será temática para os territórios atendidos pelas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) do Carvão e do Macacoari.
Internacionalização da Ueap
A Ueap vem empenhando esforços na concretização do seu programa de internacionalização. Em março, firmou acordos com universidades portuguesas para viabilizar o primeiro ciclo da iniciativa. Com o lançamento do edital, serão selecionados alunos de graduação para cursarem um semestre em Portugal, na modalidade de intercâmbio ou estágio internacional
Outorga
Na cerimônia, também houve a outorga dos projetos de pesquisas financiados pelo ProgGrupos, que tem por finalidade apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisas científicas, tecnológicas ou de inovação propostos por grupos de pesquisa da Ueap, com o objetivo de estimular a integração e o fortalecimento deles, consolidando os Programas de Pós-Graduação, com pesquisas em áreas do conhecimento e atividades em temas de interesse do Estado do Amapá.