sexta, 21 de maio de 2021 - 18:34h - 5109
Laranjal do Jari entra em Situação de Emergência com 1.804 famílias afetadas
O Governo presta assistência social no local com a Defesa Civil Estadual e Municipal, além de realizar ações de saúde para controle de doenças.
Por: Henrique Borges
Foto: Maksuel Martins
Relatório da Defesa Civil indica que são quatro famílias desabrigadas, 28 famílias desalojadas e 1.772 famílias afetadas indiretamente.

O município de Laranjal do Jari, distante 272 km de Macapá, entrou em Situação de Emergência após o Decreto municipal nº. 321 de 21 de maio de 2021. Órgãos do Governo do Estado estão no local prestando assistência para as 1.804 famílias afetadas.

No último relatório emitido nesta sexta-feira, 21, pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec), os alagamentos atingem oito bairros na cidade e mais três comunidades ribeirinhas. São quatro famílias desabrigadas, 28 famílias desalojadas e 1.772 famílias afetadas indiretamente.

A Defesa Civil Estadual e Municipal estão distribuindo água nos bairros afetados, reunindo documentos e removendo as famílias com apoio do Corpo de Bombeiros Militar. A Secretaria de Estado da Educação (Seed), da Inclusão e Mobilização Social (Sims) e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Laranjal do Jari (Smas) estão dando atenção para o abrigo na escola Mineko Hayashida, e com o cadastramento das famílias atingidas.

O coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Wagner Coelho, explica que o decreto municipal vai ser avaliado pela Procuradoria Geral do Estado antes de ser homologado.

“Recebemos oficialmente do município a solicitação de homologação da situação de emergência e agora vamos encaminhar para o governador homologar, lembrando que a PGE irá emitir parecer antes”, disse.

Essas ações fazem parte do plano de mobilização que o Governo do Estado do Amapá está implementando para prestar assistência às famílias atingidas pelos alagamentos em todos os municípios que enfrentam esse problema, com as pessoas afetadas recebendo atendimentos como distribuição de alimentos, água potável e limpeza de poços.

Serviços de saúde

Uma equipe da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) encontra-se no município de Laranjal do Jari realizando testes rápidos para covid-19, monitorando infecções hídricas e realizando atualização das vacinas dos moradores dos bairros atingidos pela enchente.

Os técnicos estão fazendo o rastreamento do número de possíveis casos de leptospirose, dengue, hepatite e outras patologias que possam vir a ser reconhecidas pelo contato com água contaminada.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá