domingo, 22 de maio de 2022 - 13:11h - 3292
Saúde da Mulher: ação do Governo realiza mais de 7 mil atendimentos em Pedra Branca
Esta é a 4ª edição do projeto “Blitz de Saúde da Mulher”, que já passou pelos municípios de Amapá, Calçoene e Tartarugalzinho.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: Claudia Cavalcanti/Sesa

O Governo do Amapá realizou neste sábado, 21, mais uma edição da “Blitz de Saúde da Mulher”, para o rastreio precoce de patologias ginecológicas, como câncer de útero, e outros problemas uterinos. Foram mais de 7 mil atendimentos para a população do município de Pedra Branca do Amapari.

A ação, que aconteceu na Escola Estadual Professora Maria Helena Cordeiro, ofertou consultas médicas com clínico geral, ginecologista e obstetra; triagem do programa Mais Visão; atendimentos em saúde mental, com escuta psicológica; medição de pressão arterial; exames laboratoriais de rotina como hemograma, triglicérides, tireoide; ultrassonografia, testes rápidos para HIV/AIDS, sífilis e hepatite e exame Papanicolau (PCCU).

Iniciado em fevereiro, o projeto já passou pelos municípios de Amapá, Calçoene e Tartarugalzinho, em junho será a vez do município de Ferreira Gomes.

A agente de endemias, Zenaide dos Santos, 37 anos, aproveitou a ação para realizar a ultrassonografia, PCCU e testes rápidos. Zenaide explica como os serviços ofertados contribuíram para os cuidados da sua saúde.

“Me ajudou muito, pois alguns procedimentos são mais difíceis de conseguir, principalmente, porque trabalhamos durante a semana e não temos tempo para ficar indo até o médico. Às vezes ia até Macapá para fazer exames e hoje consegui resolver tudo aqui”, disse a agente.

Também foi disponibilizado o espaço “Saúde Teca” para as crianças, enquanto os pais estavam em atendimento, com atividades recreativas de pinturas, brincadeiras e orientações sobre higiene pessoal.

Segundo o coordenador de gestão de unidades descentralizadas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Diego Gama, o principal objetivo da ação é descentralizar os atendimentos preventivos, em especial os relacionados à saúde da mulher.

“Estamos fortalecendo esses serviços atuando na identificação e prevenção de doenças relacionadas à saúde da mulher. Através da ação pudemos fazer a busca ativa e rastrear algumas patologias e já encaminhar os pacientes para as unidades de tratamento”, explicou o coordenador.

O Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis) também esteve presente com atendimentos de ventosaterapia e terapia auricular, quiropraxia, procedimento holístico e massagem.

A agricultora Vera Lúcia Almeida, de 53 anos, detalha que não estava dando atenção à saúde e que a ação possibilitou o atendimento necessário.

“Passei no clínico geral e depois vim receber uma massagem. Fazia tempo que eu não ia ao médico, nunca tinha tempo para ir nas consultas que marcava e acabava perdendo, mas hoje deu certo. Estou saindo bem melhor do que estava”, disse a agricultora.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá