quinta, 22 de julho de 2021 - 21:45h - 2956
Governo equipa Hospital de Laranjal do Jari para abertura de leitos semi-intensivos
Ampliação busca oferecer suporte e acolhimento aos pacientes que necessitam ser rapidamente estabilizados.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: Maiane Matos
De janeiro a junho deste ano, o hospital já realizou mais de 18 mil atendimentos.

Nesta quarta-feira, 21, o Governo do Amapá entregou novos equipamentos que darão suporte para a abertura de novos leitos semi-intensivos no Hospital Estadual de Laranjal do Jari (Helaja).


Os cinco novos leitos irão ampliar o suporte e acolhimento de pacientes com casos de maior gravidade e que necessitam ser rapidamente estabilizados, dando agilidade no atendimento e contribuindo para a diminuição de complicações médicas.

Entre os equipamentos, estão: dois ventiladores mecânicos, oito bombas de infusão, dois monitores multiparâmetros e dois aspiradores de secreção.

São itens importantes para procedimentos de emergência, como parada cardiorrespiratória, acidente vascular cerebral (AVC), choque hipovolêmico ou séptico e convulsão, em que o tempo de atendimento é essencial para garantir a sobrevivência do paciente.

Além dos equipamentos, a usina de oxigênio instaladas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) fornecerá gás para os leitos, se for necessário.

O Helaja é a referência de atendimento de casos de média e alta complexidade na região conhecida como Vale do Jari - que engloba Laranjal do Jari, Vitória do Jari, além de cidades no Pará, como Almeirim. No Helaja, são 79 leitos destinados para atendimentos de ortopedia, ginecologia, obstetrícia, pediatria, clínica médica e cirurgia geral. De janeiro a junho deste ano, o hospital já realizou mais de 18 mil atendimentos.

A diretora da unidade, Irlany Queiroga, explicou que os equipamentos recebidos são extremamente importantes para melhorar a qualidade da assistência aos pacientes.

“Vivemos numa região de difícil acesso e somos a retaguarda para toda a população que vive no Vale do Jari. Quando temos esse tipo de parceria, quem ganha é a população porque melhora a qualidade da assistência prestada pelos servidores”, disse.

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