segunda, 25 de outubro de 2021 - 17:20h - 2016
Amapá completa 20 dias sem registrar óbitos por covid-19
Boletins epidemiológicos mostram que mortes registradas neste período são referentes a datas e meses anteriores. Elas estavam sob investigação da SVS.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: Maksuel Martins/Secom
Também há queda de número de casos e internações por covid-19.

Entre os dias 2 e 22 de outubro, o Amapá não registrou óbitos causados pela covid-19. Os dados foram obtidos através dos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pelo Governo do Estado.

Apesar de terem sido confirmados seis óbitos pela doença neste período, todos ocorreram em dias e meses anteriores e estavam sob investigação da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

A queda também se reflete no número de novos casos registrados e internações hospitalares.

Em 19 de janeiro, data em que o Amapá iniciou a vacinação contra a covid-19, foram registrados 419 novos casos, já nesta sexta-feira, 22, houve registro de apenas 31 casos positivos da doença em todo o estado.

Na mesma data o número de pessoas com covid-19 em isolamento hospitalar nas redes pública e privada era de 202 pacientes, com a taxa de ocupação de 65,38%. Atualmente, 26 pacientes estão internados nas redes pública e privada, deixando o percentual de ocupação dos leitos voltados para o atendimento da covid-19 no Amapá em 13,4%.

Avanço da vacinação

O secretário de Estado de Saúde, Juan Mendes, explicou que a queda foi motivada pelo avanço da vacinação e pelas medidas de proteção à vida adotadas pelo Governo do Estado desde março de 2020.

“É um esforço contínuo de todas a gestão. Do ponto de vista da assistência, nós agora conhecemos melhor a doença e temos ofertado um tratamento em terapia intensiva cada vez mais especializado, além disso, sabemos que o avanço da imunização também ajudou, já que a vacina contribui para que o paciente não desenvolva a forma grave da doença”, disse.

Desde janeiro, o Governo do Amapá já distribuiu 1.092.211 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 725.740 doses.

No Amapá, a população vacinável é de 569.316 pessoas. Deste total, até o momento, 83,53% receberam a primeira dose da vacina; e 43.36% foram imunizadas com a 2ª dose, 3ª dose e dose única.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá