Mais de 100 alunos do Curso de Formação Profissional do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) se uniram para abastecer o estoque de sangue do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap). A campanha durou três dias e encerrou na quinta-feira, 23.
Alguns alunos, já familiarizados com a doação, apenas reafirmaram o compromisso em ajudar o próximo. Este é o caso de Eulan Rodrigues, que aproveitou a oportunidade para contribuir com o estoque.
“Eu sou doador desde 2004 e estou sempre em dia com as minhas doações. Essa campanha apenas reforçou meu compromisso com as pessoas que precisam”, afirmou Eulan.
Durante a ação coletiva, os alunos conheceram as necessidades da instituição e reforçaram que iniciativas como essa são importantes para toda a sociedade.
“É um ato coletivo, de empatia ao próximo”, disse a aluna Cláudia Alves.
Cada bolsa de sangue coletado pode salvar até quatro vidas.
Estoque
Segundo a chefe do Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap, Elmira Melo, apesar do estoque seguir estável, essas ações são fundamentais para o instituto permanecer abastecido.
“As ações de doação em grupo, como essa, são de extrema importância para ajudar a elevar o estoque do Hemoap, que atende o estado inteiro. Por isso, é necessário multiplicar a necessidade desse ato de amor que salva vidas”, finaliza a chefe do serviço de captação.
Saiba como colaborar com o Hemoap
As doações de sangue podem ser realizadas no hemocentro que fica na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá, bem no centro de Macapá.
O funcionamento do Hemoap é pela manhã, das 7h30 às 12h30. As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou agendamento via WhatsApp pelo número (96) 98811-0200.
Para doar, é importante: