quinta, 23 de setembro de 2021 - 14:59h - 1869
Educação: Governo do Amapá apresenta ações adotadas para vencer os desafios impostos pela pandemia
A apresentação aconteceu durante a reunião extraordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação, que aconteceu de forma online.
Por: João Marcos Chaves
Foto: Divulgação / Consed
Diversos secretários de educação apresentaram as ações de seus estados.

O Governo do Estado do Amapá apresentou nesta quinta-feira, 23, durante a reunião extraordinária online do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o seu plano de ações e desafios para às voltas aulas desenvolvidos durante a pandemia.

A responsável pela apresentação foi a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, que destacou a importância da preparação de todos os profissionais da rede para a continuidade do processo ensino/aprendizagem durante a pandemia, seguindo com a retomada das aulas de forma responsável e segura.

“Tivemos que preparar os nossos profissionais para a quebra de paradigmas e para a busca por novos meios de aprendizagem. Essa preparação está proporcionando trabalhar na construção de políticas educacionais com resultados exitosos. O Amapá vai seguir para que possamos alcançar grandes resultados”, asseverou a secretária.

No plano, a secretária apresentou os desafios enfrentados durantes a pandemia como a distorção de idade/série, abandono, vacinação, e planejamentos pedagógicos para manter o vínculo com os alunos.

Ela também detalhou ações realizadas com resultados positivos como o kit Merenda em Casa; sala de planejamento e práticas pedagógicas; construção do currículo prioritário 2020; avaliação diagnostica; Programa Travessia, com a metodologia focada na distorção da idade/série; e o material de alfabetização do 1° ao 5° ano do ensino fundamental totalmente regionalizado, com capacitação para professores e diretores para a utilização desse material, que foi entregue para todos os alunos e professores.

A reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) contou com a participação do presidente do conselho, representantes do Ministério da Educação (MEC), representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), secretários de educação de todo o país, além do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) e da Fundação Roberto Marinho.

 

Prêmio Paulo Freire

Durante a reunião, o Consed anunciou a realização da I edição do Prêmio Paulo Freire de Jornalismo, que vai premiar profissionais da comunicação e materiais jornalísticos com foco na divulgação de assuntos relacionados a educação pública de todo o país.

O prêmio é uma homenagem ao centenário do Educador Paulo Freire, personalidade importante para o desenvolvimento da educação.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá