Logo Amapá
terça, 24 de janeiro de 2023 - 13:18h - 384
Amapá e Roraima compartilham experiências para ampliar relações de comércio com o exterior
Os dois estados possuem em comum a proximidade aos países do Caribe e da Guiana Francesa, proporcionando uma vocação para intensificar as trocas de bens e serviços internacionais.
Por: Karla Marques .Colaboradores: Andreza Teixeira
Foto: Ascom GEA
Em Oiapoque, a Ponte Binacional marca a fronteira com a França.

Localizados no extremo norte do Brasil, os estados do Amapá e de Roraima também têm em comum a busca pela ampliação das relações comerciais com o exterior utilizando a localização geográfica privilegiada. Enquanto Roraima possui proximidade com os países do Caribe, o Amapá está na área de fronteira com a Guiana Francesa, uma porta de entrada para o comércio europeu.

O cenário proporciona uma vocação para intensificar as trocas de bens e serviços internacionais. Para aprofundar o assunto, o secretário de Relações Internacionais e Comércio Exterior do Amapá, Lucas Abrahao, trocou experiências com os gestores de Roraima.

“Roraima tem muito para contribuir conosco sobre o desenvolvimento do setor primário, na indústria e comércio exterior, por isso nosso interesse nesta troca de experiências. Queremos continuar esse elo, fortalecendo a economia amazônica para que sejamos destaque na região norte”, comentou o secretário Lucas Abrahao.

Para o secretário-adjunto de Estado da Agricultura, Desenvolvimento e Inovação de Roraima, Marlon Cristiano Buss, o encontro oportunizou a troca de informações sobre pontos estratégicos para o desenvolvimento dos dois estados.

“Tenho certeza que teremos novas oportunidades de conversar sobre esses assuntos e, até mesmo, visitar esse estado promissor que é o Amapá”, pontuou o gestor.

Participaram da reunião, o coordenador de Negócios Internacionais de Roraima, Eduardo Oestreicher; a engenheira florestal, Joane Helena Maggioni; e o engenheiro agrônomo, Guilherme Cavalcante.

O encontro aconteceu na Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Estado de Roraima.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá