Logo Amapá
quarta, 25 de janeiro de 2023 - 15:06h - 480
Coquetelaria marca abertura do ciclo de Oficinas Gastronômicas na Casa do Artesão
Parceria entre Governo e Abrasel vai capacitar e direcionar cerca de 300 pessoas para o mercado de trabalho.
Por: Nathacha Dantas
Foto: Jorge Júnior
A ação se alinha às propostas do Novo Governo em atrair oportunidades para o desenvolvimento do estado.

Café, vinho de açaí, taperebá, cupuaçu e gengibre foram alguns dos ingredientes regionais utilizados pelos chefs coqueteleiros João Ícaro e Thiago Braga Nunes durante a oficina de Drinks e Coquetéis ministrada, na Casa do Artesão. Os oficineiros foram os campeões do Festival Enchefs Brasil, sediado no Amapá em 2022

A capacitação abriu o ciclo de Oficinas Gastronômicas promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, (Abrasel/AP), em parceria com o Governo do Estado, que acontece de 23 de janeiro a 1º de fevereiro. Ao todo, são 15 oficinas que irão capacitar e direcionar cerca de 300 pessoas que buscam aprimoramento, emprego e renda.

São pessoas como o Diogo Lobato que enxergam nas oficinas uma oportunidade de reinserção no mercado de trabalho. Empreendedor do ramo de alimentação delivery há três anos no estado, elogiou a iniciativa e disse que a capacitação veio para aprimorar suas habilidades.

“A oferta desses cursos vem para fortalecer os profissionais que atuam no setor gastronômico, setor esse que representa uma fatia importante da economia do nosso estado”, avaliou.

A ação se alinha às propostas do Novo Governo em atrair oportunidades para o desenvolvimento do estado, a partir dos potenciais econômicos, com geração de emprego e renda.

Mais oportunidades

Os participantes das oficinas serão cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine), ligado à Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e poderão ser solicitados por empresas do setor. Só a Abrasel reúne cerca de 1,2 mil empresas do ramo gastronômico.

“Essa capacitação pretende suprir uma lacuna do setor de alimentação e gastronomia. Em parceria com o Sine, vamos direcionar os participantes para uma possibilidade no mercado de trabalho”, afirmou Sandro Belo coordenador do ciclo de oficinas e vice-presidente da Abrasel.

As capacitações são resultado de um Termo de Fomento assinado em 2022 entre o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), e a Abrasel.

Todos os participantes receberão certificados. São parceiros do evento, o Serviço Brasileiro das Micros e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae/AP), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

Próximas oficinas e datas:
25/01
Oficinas: Redes Sociais para Negócios Gastronômicos, a aula será com a social media Dani Palheta sobre
26/01
Oficinas: Molhos, Fundos e Bases e suas Aplicações, com a orientação de Lucas Uchôa.
O Hambúrguer: do Blend aos Molhos com Thomas Átila
27/01
Oficina: Saladas Criativas e seus Insumos Regionais com a chef Geanne Gomes.
Harmonização de Vinhos com Pratos Regionais, com Clara Gato
30/01
Oficina: Fotografia de Alimentos, com o profissional Vinícius Trindade
Pizza: da massa ao molho, com a chef Monique Valente
31/01
Oficina: Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, comandada pela a nutricionista, Amandha Furtado
01/02
Oficina: Antepastos, com a chef Suely Sousa
Culinária Típica: “Cozinha de Difusão na Amazônia” com a chef Flora Dias

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá