segunda, 26 de julho de 2021 - 13:47h - 2675
Governo do Amapá leva imunização contra sarampo e influenza às forças de segurança e salvamento
A ação de imunização, que iniciou nesta segunda-feira, 26, na quadra do Comando do Corpo de Bombeiros, vai chegar também à PM e ao Exército.
Por: .Colaboradores: Marcelo Guido
Foto: Alessandro Veloso
Bombeiros são vacinados na quadra da coorporação.

Na manhã desta segunda-feira, 26, o Governo do Estado do Amapá, através da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) iniciou uma ação de vacinação contra sarampo e influenza entre as forças de segurança e salvamento.

O trabalho começou na quadra do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBM- AP) e vai se estender até terça-feira, 27. O objetivo é alcançar os militares, seus familiares e a comunidade em geral.

O mesmo evento está programado também para ocorrer na quadra do Comando da Polícia Militar nos dias 27 e 28 de julho e nos dias 29 e 30 de julho no Quartel do Exército.

O objetivo é combater o surto de sarampo que aflige o estado e imunizar a população contra a influenza. De acordo com os especialistas, vacinando um quantitativo maior da população evita que o vírus circule. A meta é imunizar 95% da população contra o sarampo e ampliar ao máximo a cobertura vacinal para influenza. 

A SVS treinou vacinadores para o manuseio correto dos imunizantes. Além disso, todos os protocolos de segurança estão sendo cumpridos e respeitados. As equipes são formadas por enfermeiros, técnicos em enfermagem e registradores, que além da aplicação das vacinas, fazem a atualização dos dados oficiais com o número de vacinados.

"A procura entre as forças de segurança e salvamento tem sido baixa, por isso realizamos essa parceria com o Corpo de Bombeiros que cedeu seu espaço para o atendimento, não só dos militares mas também de toda população", informou  Andrea Marvão, chefe da unidade de Imunobiológicos da SVS.

Para o cabo Raoni, a ação é uma forma de proteger a corporação que lida diariamente com as pessoas. 

"É fundamental para os militares estarem imunizados e com saúde para poder atender melhor a sociedade em seus anseios. Para a população em geral a vacinação é o melhor caminho para que essas doenças saiam do nosso estado", comentou o militar.

A vacinação é aberta a toda população. É necessário a apresentação de documento de identidade com foto, cartão de vacinação, menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

É recomendado pelas autoridades de saúde um intervalo de 15 dias entre a vacinação da covid e da influenza.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá