segunda, 28 de junho de 2021 - 14:43h - 3168
Governador e presidente do BNDES visitam orla do Aturiá e Porto de Santana
A comitiva do BNDES está em agenda extensa no Amapá, na intenção de discutir novos projetos de infraestrutura, saneamento básico e industriais.
Por: Henrique Borges
Foto: Márcio Pinheiro
Comitiva no Porto de Santana

Nesta segunda-feira, 28, o governador do Estado do Amapá, Waldez Góes, juntamente com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, visitaram a orla do bairro Aturiá e o Porto de Santana.

A programação começou com a Live da Semana do Saneamento, realizada pelo BNDES, que discute os impactos de melhorias no sistema de saneamento básico e os possíveis caminhos para ampliar o acesso ao serviço no país.

A comitiva do Banco, composta por executivos, diretores e assessores, se deslocou por pontos estratégicos da capital Macapá, como o muro de arrimo dos bairros Aturiá, Araxá e Pedrinhas, depois o Porto de Santana. O objetivo foi discutir novas alternativas de projetos para o desenvolvimento do estado.

Para o governador Waldez a vinda da equipe técnica tem a somar com a execução dos projetos em andamento.

"A vinda do presidente é para discutirmos novos projetos. No caso dos projetos de Saneamento, todos os municípios estão sendo beneficiados e, o governo, através do apoio do BNDES, também vai alcançar o desenvolvimento das pequenas comunidades", disse o chefe do Executivo.

Um dos principais projetos do BNDES no Amapá é a universalização da rede de tratamento de esgoto e água, que será executado com um investimento de mais de R$ 3 bilhões, no decorrer dos próximos anos. O presidente da instituição, Gustavo Montezano, afirma que a intenção é se aprofundar na realidade do Amapá para o desenvolvimento dos projetos envolvendo toda a região norte.

"A gente trouxe uma comitiva para passar essa semana e conhecer cada vez mais as oportunidades de infraestrutura e desenvolvimento aqui da região norte do Brasil. Estamos buscando novas oportunidades de aprofundamento dessa parceria, analisando e estudando alternativas de apoio para infraestrutura, cultura, segurança pública, logística, um grande portfólio de parceria aproximando o BNDES do Estado", disse o presidente do Banco.

Em Santana, o prefeito Bala Rocha acompanhou a visita na Companhia Docas de Santana e ressaltou que o município está engajado na execução dos projetos.

"Estamos firmes nessa proposta do saneamento, queremos que a água tratada chegue nas casas das famílias de Santana, queremos que o esgoto possa ser uma realidade, pois menos de 5% tem acesso a esgoto de qualidade e menos de 50% tem água tratada em casa", afirmou o prefeito.

A programação da comitiva segue até quarta-feira, 30, onde ainda acontecerão reuniões e encontros com prefeitos sobre iluminação pública e saneamento, além de visitas ao Complexo de Segurança da Zona Oeste, Ponte sobre o Rio Matapi, Escola Técnica de Pesca e Aquicultura, Fortaleza de São José de Macapá, estações de captação e tratamento de Macapá e também na Escola de Música Walkiria Lima.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá